Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 15 de Maio de 2007 às 07:41

    Imprimir


O ex-prefeito de Cuiabá e deputado estadual Roberto França surpreeendeu a todos em reunião da executiva regional do PR na noite desta segunda (14) ao anunciar sua desfiliação, em caráter irrevogável, do recém-criado Partido da Répública, junto com a esposa, a ex-vice-governadora Iraci França. Ambos vão permanecer sem partido por alguns meses.

França se mostrou inconformado com Sérgio Ricardo que, enquanto presidente da comissão provisória de Cuiabá, não comparece às reuniões e ainda vinha declarando publicamente que nem estava filiado ao PR. Também justificou que não concordava com o encaminhamento de aliança com o PT rumo à sucessão em Cuiabá em 2008, pois o partido da senadora Serys Marly foi um dos que mais se oposuseram a sua administração. "Foi esse pessoal que mais tentaram desestabilizar a minha administração (1997/2004) dentro da política do quanto pior melhor e não tenho como conviver com esse pessoal", observou o ex-prefeito.

O comunicado de França logo no início da reunião deixou o governador Blairo Maggi preocupado. França disse que tem a maior consideração pelo governador e que manterá a sua amizade com Maggi. Em seguida emendou: "O senhor, governador, pode ficar à vontade. Se achar que o Malheiros deve voltar para a Assembléia para reassumir a minha vaga não tem problema. O que não posso é aceitar essa situação". França disse que há um mês já vinha alertando Adjaime Ramos de Souza sobre a falta de rumo do PR em Cuiabá.

Além de Maggi, presidente regional e nacional do PR, estavam presentes, entre outros, Luiz Antônio Pagot, os deputados federais Wellington Fagundes e Homero Pereira, os estaduais Mauro Savi e João Malheiros, que ocupa a secretaria-chefe da Casa Civil, o ex-deputado Emanuel Pinheiro, o prefeito de Rosário Oeste, Zeno Gonçalves, e Adjaime. A reunião, na nova sede do PR, começou às 18h e se estendeu até 22h20.

Assim que avisou de seu desligamento, França, visivelmente irritado, deixou a reunião. Emanuel Pinheiro e Fagundes tentaram, em vão, demovê-lo da idéia da desfiliação. Em meio ao clima tenso, a Executiva Estadual aprovou sugestão de Pinheiro e tirou de pauta a discussão sobre a composição da primeira comissão provisória do PR em Cuiabá. O assunto entrará na pauta na próxima reunião. Agora, serão escolhidos dois membros para substituir França e Iraci.

Até lá, o Regional vai tentar enquadrar Sérgio Ricardo, que nem estava presente à reunião. Fagundes e Savi chegaram a telefonar para Sérgio na tentativa de saber se ele iria ou não se filiar no PR. Isso irritou França ainda mais.

Por enquanto, Sérgio, presidente da Assembléia Legislativa, continua como dirigente do PR em Cuiabá. Até esta segunda, ele vinha escondendo sua filiação, tudo por temor de perder o mandato devido à interpretação do TSE, segundo a qual os mandatos pertencem aos partidos e não aos eleitos. Sérgio, a exemplo de outros cinco deputados estaduais, se elegeu pelo PPS, mas deixou a legenda e foi para o PR junto com o governador Maggi.

Além de Sérgio Ricardo, que deseja disputar a Prefeitura de Cuiabá de novo, compõem a comissão provisória o vereador Francisco Vuolo, Lincon Sardinha, Valter Miranda, Paulo Gasparato, Gelson Menegatti e o médico Alencar Farina.

Provisórias

A executiva regional aprovou nesta segunda à noite cerca de 30 comissões provisórias. Entre elas estão as de Colíder, Água Boa, Castanheira, Novo Horizonte do Norte, Poxoréo, Nova Xavantina, Campinápolis, Alto Araguaia e Pedra Preta.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227564/visualizar/