Testemunhos de ex-dependentes emocionam público e papa
Arlindo Eleutério Neto, primeiro recuperado da fazenda, contou como começou a se drogar, aos 12 anos, num ponto de tráfico, na região de Guaratinguetá. Em seguida, ele relatou como o trabalho na fazenda recuperou a vida dele. Durante sua fala, ele apresentou a família.
Eleutério disse que passou a perceber que havia pessoas que se importavam com a vida dele. A partir desse momento, segundo ele, passou a ajudar as pessoas como elas o ajudavam. Como exemplo, ele citou o fato de lavar louça, algo que não fazia habitualmente.
Um dos mais emocionantes testemunhos foi o de Sylvia Hartwich. Ela disse que conheceu o trabalho do centro após um acidente de trabalho que a obrigou a ter de emagrecer. Com isso, relatou ela, passou a sofrer de anorexia e bulimia.
Sylvia relatou ainda que, quando atingiu 53 kg, foi encaminhada a um hospital, já sob os reflexos das doenças. Durante o testemunho, sua voz ficou diversas vezes embargada e em alguns momentos chegou a chorar, emocionando os presentes, incluindo Bento 16.
A Folha Online ouviu outros recuperandos do centro. Thiago Ruivo, 25, morador de São Bernardo do Campo (ABC Paulista) disse que está na fazenda desde julho do ano passado. Ele contou que veio para o local por intermédio de sua patroa.
Ruivo era dependente de cocaína. Disse que aceitou vir para o centro de recuperação no momento em que percebeu "que não tinha mais condições de viver". E acrescentou: "É muito importante [a visita do papa], porque muitas pessoas ouvem o que ele fala, pois ele vai passar uma mensagem do evangelho e isso é bom".
Serra
O evento contou com patrocínio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Boné e banquetas continham o logo do Sebrae. Os recuperandos utilizavam camiseta com a marca de uma rede de supermercados da região.
Cerca de 600 pessoas acompanharam a visita de Bento 16 ao centro de recuperação em Guaratinguetá. O governador de São Paulo esteve presente na Fazenda da Esperança. Ele ressaltou a importância da visita de Bento 16 ao local.
"A visita do papa fortalece o trabalho da Fazenda Esperança. É uma idéia feliz o papa ter vindo até aqui."
Comentários