Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 11 de Maio de 2007 às 21:00

    Imprimir


Os Estados Unidos disseram hoje que é possível reduzir as divergências nas negociações da Rodada de Doha, mas também afirmou que isso "depende dos outros".

O recado foi dado pelo representante americano na Organização Mundial do Comércio (OMC), Peter Allgeier.

Em entrevista coletiva, o alto funcionário disse que, para Washington, o segredo para fazer as negociações avançarem está na obtenção de mais acesso aos mercados de produtos agrícolas e industriais.

Os 150 países da OMC negociam desde 2001 a liberalização do mercado nos setores da agricultura, dos produtos industriais e dos serviços, para que as transações comerciais beneficiem principalmente as economias mais pobres e em desenvolvimento.

No entanto, as diferenças entre países ricos e industrializados, de um lado, e as grandes economias emergentes, do outro, paralisou a Rodada de Doha.

Na entrevista, Allgeier, que avaliou o estado das negociações em curso, também se referiu ao documento apresentado pelo presidente da comissão de agricultura e embaixador da Nova Zelândia, Crawford Falconer.

A proposta, muito criticada por quase todos os países, sugere que os EUA reduzam os subsídios internos a seus agricultores de US$ 22 bilhões ao ano para entre US$ 13 e 19 bilhões.

O diplomata americano disse que seu país não se pronunciará a respeito enquanto "não conhecer as outras peças do quebra-cabeça": "Até que não vejamos o preço do que vamos comprar, não assinaremos nenhum acordo".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228088/visualizar/