Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 11 de Maio de 2007 às 15:04

    Imprimir


O deputado federal de Mato Grosso, Eliene Lima (PP) usou da tribuna na Câmara na manhã de hoje (11-05) para defender o cultivo da mamona na Amazônia. No discurso, o parlamentar argumentou que com a produção da mamona, usada hoje na produção do biocombustível, o Brasil recupera áreas desmatadas, garante a sustentabilidade do homem da floresta, e ainda dá novos passos para o país torne o campeão mundial na produção de biocombustíveis.

“O Brasil tem potencial para liderar a produção de biocombustíveis no mundo. No entanto, o país precisa não apenas desenvolver novas variedades de plantas oleaginosas, mas oferecer incentivos para que os agricultores troquem as culturas convencionais pela produção de biodiesel”, destacou o parlamentar.

O potencial de terra do Brasil para o uso da agricultura foi outro assunto levantado durante a fala. China e a Índia, países mais populosos do mundo, têm suas áreas limitadas para a agricultura. Com tanta população, eles têm dificuldade para produzir alimentos. “Consequentemente, a China e Índia optam pela importação de alimentos, e o Brasil está no foco, afinal figura nos ranking mundial da agricultura”, destaca o parlamentar.

Para Eliene Lima, a segunda visita do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, no Brasil em um período de 15 meses, mostra que os Estados Unidos percebeu que o Brasil, por ter áreas extensas, tem a chance de ser torna a potência mundial em biocombustíveis, que hoje é visto como o sucessor do pretóleo.

“Esse se tratando de petróleo, para os Estados Unidos tudo é de interesse. Como os grandes produtores de petróleo, como o Irã e a Venezuela se rebelaram contra a hegemonia norte-americana, os Estados Unidos já pensam adiante e encontram formas de se aproximar do Brasil, que desponta na produção de biocombustíveis”, explica Eliene Lima.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228173/visualizar/