Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 11 de Maio de 2007 às 13:24

    Imprimir


A Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) estima um aumento de 10% no movimento dos shoppings de todo o país para próximo Dia das Mães, comparado com a mesma data de 2006.

"O consumidor vem sinalizando com um aumento de mais de 50% de intenção de compras em produtos como telefonia móvel, eletroeletrônicos, roupas e calçados, que são clássicos nos mix de lojas de todos os centros de compras", explica Luiz Fernando Pinto Veiga, diretor executivo da Abrasce.

Segundo ele, o aumento do consumo é resultado de vários fatores no atual cenário da economia brasileira como o aumento de crédito, a queda de juros, assim como melhoria de emprego e renda.

Otimismo

O comércio de São Paulo está otimista com o Dia das Mães deste ano e espera gastos maiores por parte dos filhos. A Associação Comercial de São Paulo espera alta entre 5% e 6% sobre 2006, mas também alerta para o consumo consciente e para os riscos de endividamento provocado pela falta de planejamento dos gastos.

O economista da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), Emilio Alfieri, afirmou que, no ano passado, o comércio registrou um maio positivo, com alta de 8,2%. Além do Dia das Mães, a Copa da Alemanha e a chegada antecipada do frio foram responsáveis pelo incremento.

Neste ano, portanto, o aumento de 5% sobre uma base forte, de 2006, será ainda mais importante para o comércio.

Em abril, o crediário registrou alta de 7,5% e, o uso do cheque, de 6%. No primeiro trimestre, as altas foram de 4,7% e 3,4%, respectivamente.

Os números de abril, aliados à queda de juros, à expansão do crédito, à ampliação dos prazos de pagamento e ao crescimento da massa salarial, levam o economista a acreditar que boa parte das compras podem ultrapassar o valor médio de R$ 300, mas feitas no crediário.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228199/visualizar/