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Sábado - 13 de Abril de 2013 às 09:48

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Rádio Pioneira
A Secretaria Municipal de Educação (Semec) lançou na noite desta sexta-feira na Assessoria Pedagógica o projeto ‘Pacto Pela Educação na Idade Certa’. O projeto é realizado em parceria com o governo federal e abrange todo país. Na oportunidade de lançamento participaram da cerimônia, professores da rede estadual e municipal de ensino. O objetivo do projeto é fazer com que a alfabetização dos alunos aconteça até os oito anos de idade.

 
 
 
A coordenadora do projeto no município, Iolanda Garcia, afirma que os professores terão formação mensal e quinzenal, dependendo do cronograma [totalizando 200 horas de formação durante o ano]. Ela explica que várias atividades deverão ser colocadas em prática com alunos. “Iremos trabalhar sobre o que pode ser feito para aquele aluno que não adquiriu habilidade, para garantir a ele o direito de ler e escrever na idade certa. O aluno não pode ser escolarizado analfabeto”, afirma.

 
 
 
Iolanda ressalta que para dar certo, é extremamente importante esse trabalho feito em parceria entre Município e governo federal pela defesa da escola pública. “Tivemos a adesão de 100% dos professores no evento, até mesmo porque a atividade é colocada em sala de aula e o professor tem direito de responder pelo aluno”, diz.

 
 
 
PACTO – O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
 
 
 
ALFABETIZAÇÃO - Compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

 
 
 
No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:

 
 
 
1. O Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;

 
 
 
2. O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;

 
 
 
3. Conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;

 
 
 
4. A ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.





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