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Bird vai financiar os consórcios rodoviários, afirma governador
O governador Blairo Maggi aproveitou a viagem aos Estados Unidos para se reunir também com diretores do Banco Mundial, que admitem financiar produtores rurais de Mato Grosso para viabilização dos consórcios rodoviários firmados entre a iniciativa privada e o governo.
Segundo Maggi, o Banco Mundial admite financiar os empresários rurais em 50% ou até 100% dos consórcios. Diante disso, o governo já estuda a cobrança de pedágio por até 10 anos aos produtores das áreas contempladas pela parceria e que ficarem fora dos financiamentos.
Como o Estado não pode contrair esses financiamentos, o governo estuda ainda a possibilidade de abrir mão da cobrança do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) junto aos empresários que recorrerem ao financiamento. "É uma coisa para se fazer revolução em Mato Grosso e será exemplo para o país", ponderou o deputado federal Homero Pereira (PR), que também participou da coletiva concedida no Palácio Paiaguás.
Maggi explica que a carência para o primeiro pagamento é de 2 a 3 anos, mas possibilitará que Mato Grosso tenha uma nova malha viária estadual até o fim de 2009. "Não é um projeto fechado, mas é uma coisa a se pensar", completou Maggi, ao ressaltar que o Banco Mundial também cobrará que os produtores interessados nos financiamentos se enquadrem nas exigências ambientais.
Os consórcios rodoviários são baseados na Parceria Público-Privada (PPP). Atualmente, segundo a Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra), existem 51 convênios assinados e sete protocolos de intenção para pavimentação de 2,2 mil km de asfalto em Mato Grosso.(TM)
Segundo Maggi, o Banco Mundial admite financiar os empresários rurais em 50% ou até 100% dos consórcios. Diante disso, o governo já estuda a cobrança de pedágio por até 10 anos aos produtores das áreas contempladas pela parceria e que ficarem fora dos financiamentos.
Como o Estado não pode contrair esses financiamentos, o governo estuda ainda a possibilidade de abrir mão da cobrança do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) junto aos empresários que recorrerem ao financiamento. "É uma coisa para se fazer revolução em Mato Grosso e será exemplo para o país", ponderou o deputado federal Homero Pereira (PR), que também participou da coletiva concedida no Palácio Paiaguás.
Maggi explica que a carência para o primeiro pagamento é de 2 a 3 anos, mas possibilitará que Mato Grosso tenha uma nova malha viária estadual até o fim de 2009. "Não é um projeto fechado, mas é uma coisa a se pensar", completou Maggi, ao ressaltar que o Banco Mundial também cobrará que os produtores interessados nos financiamentos se enquadrem nas exigências ambientais.
Os consórcios rodoviários são baseados na Parceria Público-Privada (PPP). Atualmente, segundo a Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra), existem 51 convênios assinados e sete protocolos de intenção para pavimentação de 2,2 mil km de asfalto em Mato Grosso.(TM)
Fonte:
Gazeta Digital
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228280/visualizar/
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