Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 10 de Maio de 2007 às 20:50

    Imprimir


O Papa Bento XVI convocou nesta quinta-feira a juventude latino-americana para se converter em "apóstolo" da mensagem cristã e assumir o compromisso do combate à violência, às drogas e à corrupção.

No encontro com cerca de 40 mil jovens no estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Papa também pediu aos jovens que respeitem a castidade e reafirmou sua oposição ao aborto.

"O Papa espera que sejam protagonistas de uma sociedade mais justa e fraterna (...) não se deixem levar pelo ódio e a violência", disse Bento XVI aos milhares de jovens de 204 dioceses de Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Equador, Peru, Honduras e México.

O Santo Padre pediu aos jovens que "pratiquem a castidade, dentro e fora do casamento", e repetiu sua mensagem contra o aborto e a eutanásia: "sejam promotores da vida, desde seu início até seu natural declive".

Bento XVI também convocou os jovens para que assumam um maior compromisso na conservação da natureza e na defesa da selva amazônica.

"O Senhor nos pede, ou melhor, exige que abramos nossos corações para que neles caibam sempre (...) mais compreensão por nossos semelhantes e pelos problemas que envolvem não apenas a convivência humana, mas também a efetiva preservação e conservação da natureza, da qual todos fazem parte", disse o Pontífice.

"A devastação ambiental da Amazônia e as ameaças à dignidade humana de suas populações exigem um maior compromisso nos mais diversos espaços de ação da sociedade".

No encontro no Pacaembu, os jovens brasileiros pediram ao Papa a intervenção da Igreja Católica para que todas as crianças do Brasil recebam uma educação básica de qualidade, que inclua os menores delinqüentes.

"No Brasil, ainda existem milhões de jovens marginalizados", disse uma das jovens escolhidas para dar a mensagem da juventude ao Papa.

"Muitos jovens são obrigados a deixar os estudos para trabalhar e ajudar a família", destacou a jovem, acrescentando que as crianças precisam de uma educação básica de qualidade.

"Querido Papa, pedimos (...) que a Igreja Católica no Brasil contribua para que todos tenham uma educação básica de qualidade", disse.

Outro jovem que se dirigiu ao Papa lembrou quantos menores são arrastados para a criminalidade, o tráfico de drogas e a violência, e pediu aos bispos que tenham "especial atenção para com os jovens delinqüentes".

Pouco antes, o assessor da Conferência Nacional de Bispos do Brasil para a Juventude, Eduardo Pinheiro, pediu "que o Brasil possa ser contemplado como sede da Jornada Mundial da Juventude", provocando uma onda de aplausos dos jovens no Pacaembu.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228340/visualizar/