Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 10 de Maio de 2007 às 15:49
Por: Elzis Carvalho

    Imprimir


O primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP), afirmou hoje (10) que o governador Blairo Maggi (PR) precisa conversar com os 24 parlamentares para manter entendimentos sobre as três mensagens que tratam de subsídios e efetivos da Policia Militar e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.

De acordo com o parlamentar, as matérias nasceram erradas desde a sua origem e, por isso, é preciso encontrar uma saída para resolver o impasse criado entre governo, deputados e as corporações militares.

Para o parlamentar, os projetos de lei são questões graves que precisam ser dialogadas a exaustão. Segundo Riva, o governador tem que ouvir o Legislativo, destacando, que Mato Grosso é o estado do Centro-Oeste que paga o menor salário aos praças.

“A distância salarial entre os praças e os oficiais é muito grande. Isso criou uma divisão dentro da polícia. Por isso, os parlamentares precisam consertar essa diferença. Votá-las do jeito que está pode ampliar essa divisão e será muito ruim para a segurança do estado, apesar de os esforços empreendidos pelo secretário Carlos Brito”, observou Riva.

Além de o impasse provocar uma divisão na polícia, Riva disse ainda que pode ocasionar uma divisão dentro da bancada. “Por isso, é preciso cuidado para lidar com esse imbróglio. Acho que o governador, como líder que é, vai ter que ouvir as duas partes”.

O primeiro-secretário disse ainda que será difícil conceder reajuste salarial aos oficiais sem fazer o mesmo aos praças. “Os salários dos oficiais foram realinhados junto com os dos praças. O mesmo não foi feito com os salários dos coronéis porque estavam no teto salarial, esbarrando em uma questão de ordem legal”.

Os três projetos do governo – fixam o subsídio e os efetivos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros - já estão em tramitação desde o início de março. Dois deputados, Maksuês Leite (PP) e Percival Muniz (PPS), já pediram vistas das mensagens durante o período em que estão no Legislativo.

Por último, as matérias foram devolvidas pelo deputado Muniz à Mesa Diretora, na sessão de terça-feira (8), mas como recebeu mais três emendas de autoria do deputado José Carlos do Pátio (PMDB), os projetos foram encaminhados à Comissão de Constituição e Justiça e Redação para avaliar a constitucionalidade delas.





Fonte: Secretaria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228414/visualizar/