Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 10 de Maio de 2007 às 15:37
Por: Ana Paula Bortoloni

    Imprimir


O governador Blairo Maggi (PR) disse hoje que o discurso proferido em palestras e reuniões durante sua viagem aos Estados Unidos convenceu em 100% investidores, Ongs (Organizações Não-Governamentais) ambientais, pesquisadores e produtores estrangeiros. A grande tônica das palestras, segundo os secretários Clóves Vetoratto (Projetos Estratégicos) e Luiz Henrique Daldegan (Meio Ambiente), foi mostrar os números reais do Estado e as ações realizadas em benefício do meio ambiente, com produção sustentável.

“Foi aceito até com certa surpresa. Porque o Estado tem fama muito ruim, mas a partir deste momento nós estamos fazendo um enfrentamento nos outros países, mostrando claramente os números e que temos apenas 7,6% do território utilizado na agricultura e 14% para índios, já cuidado, demarcado e sem conflitos. Esses são números que muitas vezes a mídia fora não mostra, só mostra o desmatamento de tantos campos de futebol”, afirmou Maggi, anunciando uma próxima viagem para a Europa no segundo semestre para defender o mesmo assunto.

Nos Estados Unidos, Maggi realizou palestras que tinham como base dois pontos principais: mostrar as ferramentas utilizadas, assim como as ações desenvolvidas e projetos sobre o meio ambiente no Estado e evitar a abertura de novas áreas para a agricultura e a pecuária. Por outro lado, segundo ele, é preciso criar instrumentos financeiros para a remuneração dos proprietários rurais que contribuírem para o desmatamento evitado.

“Nós estamos preocupados com o aquecimento global e não queremos mais desmatamento. Porém, precisamos ser ressarcidos por isso, tanto os produtores quanto o Estado. Se a Amazônia é o pulmão do mundo, alguém precisa pagar por isso”, disse. Por lei, os produtores têm direito a explorar 20% de áreas de florestas e 35% de cerrado.

Mais informações em instantes





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228417/visualizar/