Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 10 de Maio de 2007 às 11:06
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


Para manter a estrutura física da rede estadual de ensino em Mato Grosso - 647 escolas, aproximadamente 475 mil alunos e 28 mil trabalhadores - em conformidade com as necessidades das classes estudantil e administrativa não é uma missão difícil de cumprir como alguns gestores tentam induzir a sociedade. Existem programas estabelecidos e recursos em todas as esferas dos poderes que visam garantir a qualidade da Educação. O Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb), o Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), Plano Nacional de Educação (PNE), o Plano Estadual da Educação (PEE) são exemplos de que existem políticas públicas para o setor.

Conforme consta do discurso de posse do secretário da Educação, Ságuas Moraes (PT), ocorrida segunda-feira (07.05): “...Usaremos de todas as forças para garantir uma educação de qualidade como recomendou o governador Blairo Maggi e desejamos todos nós....” assegurando que: “Daremos continuidade à recuperação da rede física de nossas unidades escolares, garantindo bibliotecas, quadras poliesportivas, laboratórios de informática - que já estão sendo instalados em parceria com o governo federal. Retomaremos a gestão de colaboração Estado-municípios e manteremos a política de apoio ao transporte escolar. Para finalizar ressalto que está em curso o MT+20 e a retomada da capacidade do estado planejar, prever, ordenar, investir, incentivar e prover. A seleção de ações de curto, médio e longo prazos deve guardar coerência programática e prever passos de avanço seguro”.

Diante da vontade política do secretário e das ações estratégicas do deputado José Riva (PP), que prioriza seu envolvimento na melhoria da qualidade de ensino em Mato Grosso, por meio de indicação parlamentar, solicitou reforma geral de 40 escolas, em situações comprometidas, nos municípios de Vera; União do Sul; Terra Nova do Norte; Tapurah; Tabaporã; Santa Rita do Trivelato; Santa Carmem; Rondolândia; Porto dos Gaúchos; Peixoto de Azevedo; Paranaíta; Novo Horizonte do Norte; Nova Ubiratã; Nova Santa Helena; Nova Monte Verde; Nova Guarita; Nova Canaã; Nova Bandeirantes e Matupá.

O parlamentar progressista definiu, em seu discurso de posse no inicio do ano, que a área educacional seria uma de suas prioridades de seu mandato. De fevereiro deste ano, até a data atual, Riva tem centrado forças naquilo que considera uma atribuição: melhora a qualidade de ensino com acessibilidades a todas as castas da sociedade. Um dos seus últimos empenhos, por exemplo, tem sido o estabelecimento de uma unidade de ensino público superior na capital. “Um campus da Unemat em Cuiabá. Uma luta minha compartilhada com o deputado Eliene Lima (federal PP/MT) que a sociedade cuiabana anseia. Queremos ampliar a opção de ensino com universidade de acesso”, exemplificou Riva informando que, inclusive, pontuou o prédio para a instalação, o antigo CEFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) no Bairro CPA 3.

A apresentação das indicações de reforma das escolas ocorreu na sessão ordinária do dia 09 de maio passado.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228468/visualizar/