Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 09 de Maio de 2007 às 21:05

    Imprimir


A celeuma para escoar a produção do município de Rondolândia, na divisa com o estado de Rondônia, continua a mesma. Com estradas intransitáveis a cidade clama a atenção das autoridades estaduais no sentido de mudar esta triste realidade que afugenta investidores e provoca atrasos no desenvolvimento municipal. Não bastasse esta gritante situação, a energia que induz ao progresso é escassa. Na tentativa de mudar esta realidade lideranças políticas e indígenas procuraram o deputado José Riva (PP) nesta quarta-feira (09.05) e relataram algumas emergentes reivindicações.

Recuperação das MT’s 313 e 198 com construção e recuperação de pontes e bueiros, patrolamento e cascalhamento da estrada de acesso a aldeia Zoró; e ainda auxilio para recuperar o motor do trator que atende os indígenas.

“Quem vem de Rondolândia à capital tem de ir a Rondônia utilizar a BR 364, pois é impraticável andar em terras mato-grossenses. Como é que algum investidor vai querer arriscar com os altos preços do transporte e sem energia?” explicou José Guedes, prefeito, quando indagado sobre a possibilidade de encontrar apoio da iniciativa privada.

“Temos gado em abundância e não podemos montar laticínio ou frigorífico porque não temos energia, sem contar com as péssimas estradas que impede o escoamento da produção”, exemplificou o vereador Picó.

Acompanhando o prefeito José Guedes de Souza, os vereadores Ligia Neiva; Humberto Pan; Osmar Picó; Aguinaldo Rodrigues a secretária de Educação Adriana de Oliveira; a assessora projetista Edna Andrade e ainda o cacique José Zoró e mais Aratan, Zan, Buenô e Paulo que solicitaram do deputado Riva apoio para construção de Parque de Exposições, Praça e auxilio a rede física de Educação.

Com péssima estrada e com o trator parado por deficiência mecânica o cacique José Zoró disse que não tem como levar a produção para a venda na cidade. Segundo ele a tribo produz arroz, milho, feijão castanha, mandioca e esta fonte de renda está prejudicada. O cacique solicitou uma máquina para a tribo.

Riva demonstrou preocupação com o drama vivido em Rondolândia e de imediato encaminhou solução para alguns problemas, a exemplo da recuperação do motor. Os outros encaminhamentos o líder municipalista designou equipe de assessoria para assistir os representantes de Rondolândia.

Relativo às dificuldades da aldeia Zoró, Riva pontuou que irá discutir com o governador medidas de auxilio as tribos indígenas de Mato Grosso com recursos oriundos do ICMS/Ecológico. Benfeitorias estruturais e de bem-estar podem ser conquistadas de forma progressiva disciplinando percentuais ao longo dos anos. Segundo Riva já houve uma conversa nesse sentido com o chefe do executivo estadual e ele entende esta necessidade.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228532/visualizar/