Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 09 de Maio de 2007 às 18:29

    Imprimir


O general brasileiro Maynard Marques Santa Rosa, secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa, advertiu hoje no Congresso sobre os "interesses ocultos" que muitas das cem mil ONGs que atuam no território amazônico têm.

O militar explicou que este número foi calculado pelos serviços de inteligência do Exército onde existem suspeitas de que muitos desses grupos se dedicam a atividades ilegais.

"Essas organizações clamam pela defesa do meio ambiente e dos direitos indígenas, mas muitas têm interesses ocultos, como o tráfico de drogas, de armas e de pessoas, a lavagem de dinheiro e até a espionagem", afirmou o general na Comissão de Relações Exteriores e Defesa da Câmara dos Deputados.

Segundo Marques Santa Rosa, apesar de o Exército "se esforçar" para cumprir sua obrigação de defender este vasto território, tem problemas para vigiar a Amazônia pela própria extensão desse ecossistema e por suas carências orçamentárias.

O general considerou também que deveriam ser revisadas as leis que regulam a atuação das ONGs, pois, na sua opinião, no Brasil "não se põe nenhuma restrição" a estes grupos.

Segundo o deputado Carlos Mendes Thame (PSDB/SP), "as informações (dadas pelo general) são gravíssimas e não podem ficar sem resposta".

Carlito Mess (PT/SC) afirmou que a região amazônica "está cheia de piratas, pelo interesse dos laboratórios na biodiversidade da região, as igrejas infiltradas ou países, como o Japão, que patentearam frutos da Amazônia".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228577/visualizar/