Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 09 de Maio de 2007 às 10:13
Por: Bia Peres

    Imprimir


Na manhã desta terça feira (08/05), o Deputado Adalto de Freitas,o Daltinho líder do PMDB na Assembléia Legislativa, visitou pessoalmente a Gleba União, que fica localizada entre a Fazenda Bordon e o assentamento Estrela do Araguaia, no município de Alto Boa Vista, oportunidade que vistoriou in loco a situação dos produtores rurais que foram vitimas das truculências dos policiais militares,conforme denunciou recentemente o parlamentar.

No local, como as casas dos agricultores foram destruídas (queimadas) foi realizada uma reunião numa barraca improvisada de lona plástica.

Durante a reunião, os agricultores voltaram a relatar os fatos e o Deputado Daltinho comunicou que irá levar o ocorrido à Comissão Permanente de Justiça Segurança e também à Comissão de Direitos Humanos, exigindo que a Assembléia Legislativa,cobrando providências enérgicas contra as arbitrariedades e violências e abuso de poder contra os trabalhadores rurais.

Antes de entrar na área ocupada pelos trabalhadores rurais o Deputado Daltinho pode constatar que as pessoas mandadas pela Fazenda Bordolândia estavam terminando a construção de uma cerca de arame e instalando uma guarita.

“Percebe-se a clara intenção de barrar o acesso dos agricultores na área que residem e trabalham e aqueles que saírem dificilmente conseguirão voltar e ao tentarem retornar serão barrados”, denunciou o Deputado Daltinho.

Retirando-se da área depois da reunião, afirma o parlamentar: “Inclusive ao retornar retirando-se da área já se pôde notar que a cerca e a guarita estavam sendo concluídas, e que uma barraca acobertada de material plástico seria utilizada para proteção de um aglomerado cada vez maior de homens, que provavelmente são jagunços contratados pela Fazenda Bordolândia”, relatou Daltinho.

Quando se encontrava reunido com os trabalhadores, uma camionete da fazenda transportando homens com aparência notória de pistoleiros se aproximou do local, e na oportunidade foram abordados pelo Deputado Daltinho, que se apresentou como representante do Poder Legislativo.

E durante o diálogo mantido, afirmou categoricamente que não vai admitir “bate-paus” (sic) e jagunços contratados pelos grandes fazendeiros pratiquem abusos contra os agricultores.

Logo depois, o deputado dirigiu-se com os agricultores até a sede da Fazenda Bordolândia para cobrar explicações dos responsáveis pela administração da fazenda.

Daltinho foi enfático ao advertir os responsáveis pela administração da fazenda que irá até as ultimas conseqüências na luta em defesa dos trabalhadores rurais e que os proprietários das fazendas serão responsabilizados pelos danos já causados.

“Os proprietários da fazenda Bordolândia serão cobrados a indenizar cada centavo de prejuízos causados aos produtores rurais que tiveram suas casas e seus pertences queimados e suas roças destruídas”,afirmou Daltinho.

Em seu retorno a Cuiabá, o Deputado Daltinho prometeu que cobrará medidas duras e enérgicas junto às autoridades competentes e que irá pedir a proteção da polícia aos trabalhadores sob pena das autoridades competentes pela segurança pública serem responsabilizados, pois corre-se sério risco de derramamento de sangue e morte dos agricultores da Gleba União.





Fonte: Assessoria de Gabinete

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228659/visualizar/