Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 08 de Maio de 2007 às 16:59
Por: Alana Casanova

    Imprimir


Considerado o maior evento de educação ambiental em Mato Grosso, o ‘Abraço ao Rio Cuiabá’ reúne milhares de pessoas, entidades, estudantes e a sociedade civil organizada pela limpeza e preservação do Rio Cuiabá. Na 3ª edição do evento, ‘Um Grito de Alerta’, o objetivo é realizar uma ampla mobilização e conscientização da sociedade para a importância de preservar e conservar os recursos hídricos do estado, em especial, o Rio Cuiabá e seus afluentes.

A ação idealizada pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (sem partido), gerou nessa terça-feira (08), a primeira reunião preparatória para traçar as diretrizes do evento que acontecerá no dia 03 de junho a partir das 08 horas na Praça Luis Caetano de Albuquerque, bairro Porto, em Cuiabá.

“Essa primeira reunião de trabalho foi fundamental para que o evento tenha o mesmo sucesso que no ano passado, quando reunimos mais de cinco mil pessoas. Tivemos aqui hoje a presença de 22 entidades, além de secretários de estado e municipais e isso demonstra que todos estão de fato engajados no Abraço ao Rio Cuiabá”, declarou Sérgio Ricardo.

Para o parlamentar, a iniciativa significa mais do que um ato em prol do rio, mas, uma demonstração pública - de todos aqueles que participam - pelo Meio Ambiente como um todo. “Quando abraçamos o Rio Cuiabá, abraçamos de fato nossa preocupação com o Meio Ambiente. Mato Grosso concentra 6% da água doce do mundo e temos que nos preocupar com os reflexos das nossas ações para as gerações futuras”, defendeu.

O secretário de estado de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf, classificou a ação como fundamental e ressaltou a importância do estado em buscar o desenvolvimento econômico de forma sustentável. “Essa não é uma ação parlamentar e sim de um cidadão mato-grossense. Com certeza terá reflexos positivos não apenas no estado, mais no país e no mundo pelo fato da água ser um bem cada vez mais escasso e futuramente uma moeda valiosíssima para a humanidade”, disse Nadaf ao mencionar o projeto idealizado por Sérgio Ricardo.

O secretário destacou ainda que o ‘Abraço ao Rio Cuiabá’ é responsável por desenvolver nas pessoas a necessidade da consciência ambiental. “Esse movimento todo e a simbologia do Abraço ao Rio são extremamente importantes para despertar nas pessoas à necessidade da consciência ecológica e da preservação ao Meio Ambiente de Mato Grosso”, justificou Pedro Nadaf.

Fizeram parte da primeira reunião de trabalho, representantes de 22 entidades entre elas: Defesa Civil, Cruz Vermelha, Departamento dos Clubes dos Desbravadores, Maçonaria, SMTU, Corpo de Bombeiros, Cooperativa Mineral de Cascalho e Areia da Baixada Cuiabana, Região Escoteira de Mato Grosso, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Estado, Colônia de Pescadores Z1, Comando Geral de Cuiabá, Fundação Guerreiros de Cristo, Província Eclesiástica de Cuiabá, Juizado Volante Ambiental, Agência Fluvial da Capitania dos Portos de Mato Grosso, além de representantes das prefeituras municipais de Cuiabá (Regionais Sul, Leste e Oeste) e Várzea Grande. Foi definido ainda, que a segunda reunião será no próximo dia 18 (sexta-feira), no auditório Licínio Monteiro, na Assembléia Legislativa.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228722/visualizar/