Eliene apresenta projeto de incentivo à produção de biocombustível
Pela proposta, o produtor rural que usar parte da lavoura para plantar mamona, cana-de-açúcar, ou outros produtos usados na produção de biocombustível, terão direitos a financiamentos especiais com a Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) e com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
“Por causa do aquecimento global, os biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel, estão no centro das atenções, tanto no Brasil quando no mundo. De olho nos lucros proporcionados pela produção desses combustíveis renováveis, usinas, produtores rurais, indústrias de maquinários e os maiores bancos do país tentam garantir uma fatia do dinheiro gerado pelo recente ‘boom’ dos biocombustíveis. Esse interesse mostra que o mercado é promissor e tende a crescer. Temos que incentivar essa produção, mas para isso é preciso estimular os produtores rurais”, explica o parlamentar.
Eliene Lima argumenta que Brasil colhe este ano 2007, segundo estimativas, a maior safra de cana-de-açúcar de sua história: serão 491 milhões de toneladas.
“O mundo está atento ao potencial desse mercado. O Brasil tem que aproveitar todo esse montante para a fabricação de combustíveis renováveis, e liderar o mercado mundial de biocombustíveis”, destaca o parlamentar.
Pelo projeto de lei, a entrada dos produtores rurais na produção de biocombustíveis fortalecer a base agroindustrial no Brasil, cria novos postos de trabalho e ainda reduz a independência do País com o petróleo.
Comentários