Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 08 de Maio de 2007 às 01:40

    Imprimir


A gigantesca explosão de uma estrela distante - a supernova mais brilhante jamais vista por astrônomos - está fazendo com que cientistas se perguntem se um espetáculo semelhante não poderia ocorrer muito mais perto da Terra, e em breve. A descoberta, anunciada ontem pela agência aeroespacial americana (Nasa, por suas iniciais em inglês), manteve os astrônomos encarregados de observar os restos da destruição estelar maravilhados por meses.

Usando vários telescópios, baseados na Terra e no espaço, cientistas encontraram uma explosão gigante que, calcula-se, brilhou cinco vezes mais que qualquer uma das centenas de supernovas observadas anteriormente, disse o líder da equipe responsável pela descoberta, Nathan Smith, da Universidade da Califórnia, Berkeley.

Diferentemente de outras estrelas em processo de explosão, que atingem um pico de brilho que dura duas semanas, no máximo, esta supernova teve um pico que durou 70 dias, segundo a Nasa. E brilhou num nível superior ao de outras supernovas por meses.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228849/visualizar/