Nova Mutum já vacinou 93% dos idosos
Segundo a coordenadora do setor de Educação em Saúde, Leila Raimundi, a vacinação está atendendo as expectativas da Secretaria e ultrapassou a meta de 80% que é estabelecida pelo Escritório Regional de Saúde. “O objetivo foi alcançado, principalmente no Dia D, ocasião em que foram vacinados 322 idosos, o que corresponde a 55% da população”, explicou.
No ano passado a Secretaria atingiu 97,7% da meta, número este considerado positivo. Em todo o país a meta também foi superada. Foram vacinados 83,9% da população com mais de 60 anos, conquistando uma das melhores coberturas vacinais em todo o mundo. Estimativas de estudos internacionais indicam que a vacina contra a gripe provoca redução da mortalidade em até 50% entre a população idosa.
A vacina contra a gripe diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos, leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos. O Ministério lembra que a vacina não causa gripe e só não podem tomá-la aqueles que têm um quadro raríssimo de alergia comprovada à proteína do ovo, uma vez que o medicamento é produzido em embriões de galinha.
Comentários