Começam obras para recuperação do Rio São Francisco em Nova Marilândia
A primeira etapa do serviço a ser realizado se refere à limpeza do leito do rio e a construção do que se chama calha, para evitar enchentes. Na segunda etapa, será feito um trabalho de arborização as margens do rio, bem como o plantio de grama.
A área foi degradada pela atividade garimpeira, que entrou em declínio no fim da década de 90, e após um termo de ajustamento de conduta, assinado em 2002, com o Ministério Público, quando foram suspensas todas as atividades, a prefeitura municipal, vem buscando recuperar o Rio São Francisco de Paula.
Na região denominada “Vila Nova”, a prefeitura municipal, SEMA, EMPAER e METAMAT, fazem um trabalho em conjunto, para recuperar a área degradada pela ação devastadora do homem em busca de riqueza.
Os Geólogos da Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sandra Laete e Márcio Martins, estiveram pessoalmente no município, para acompanhar de perto o inicio das obras, e adiantaram que o projeto é inédito no estado, que ao final se transformará em modelo para outros que deverão ser executados.
A área de 400 ha, será reabilitada num prazo de dois anos, depois haverá um monitoramento de um ano, para avaliar crescimento das arvores e a recuperação do leito do rio.
Comentários