Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 03 de Maio de 2007 às 05:21

    Imprimir


A demissão coletiva de seis dos sete diretores do Ibama, fruto do descontentamento com a divisão da autarquia e também da saída do presidente, Marcus Barros, obrigou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a correr na busca de um substituto para gerir o órgão. A escolha, porém, está esbarrando no choque de Marina com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, nos bastidores.

Dilma quer a presidência do Ibama para Norma Villela, atual gerente do Departamento de Meio Ambiente de Furnas. Marina tenta emplacar o nome do ex-deputado distrital Chico Floresta, um dos fundadores do PT no Distrito Federal. A nomeação de Floresta, segundo o jornal O Estado de S. Paulo apurou, é o plano B, já que a primeira opção de Marina, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Paulo Lacerda, ouviu um apelo do ministro da Justiça, Tarso Genro, para continuar no cargo.

Enquanto as ministras disputam a indicação no Ibama, a crise se agrava. Ontem, houve nova ameaça de demissão coletiva no órgão, agora dos superintendentes regionais. Eles são contrários à divisão do Ibama e hoje se reúnem com Marina. Na sexta-feira, o governo editou uma medida provisória que dividiu o Ibama ao meio, com a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade. A nova autarquia também não tem comando definido - a expectativa é de que a ministra faça o anúncio hoje.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/229560/visualizar/