Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 02 de Maio de 2007 às 10:53

    Imprimir


Dois democratas se encontraram no final de semana em Nova Iorque: o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton (1993-2001) e o governador mato-grossense Blairo Maggi. Na vida pública, ambos adotaram ou adotam programas de direita e outros de esquerda. Clinton assistiu a uma palestra de Maggi, que passou a ser identificado como democrata por ter deixado o PPS e ingressado no recém-fundado Partido da República. Ambos posaram para fotografia.

No painel "Floresta Amazônica - Conservação e Exploração Racional", Maggi voltou a assumir sua mudança de postura em relação à questão ambiental após a divulgação dos recentes informes da ONU sobre a questão climática. Reiterou a intenção de implementar políticas públicas e criar mecanismos para minimizar os efeitos sobre o meio ambiente da expansão do agronegócio no Estado.

O governador mostrou também os primeiros resultados das novas políticas ambientais do governo de Mato Grosso. Disse que houve redução do desmatamento em 39,5% entre 2004 e 2005 e 40,3% entre 2005 e 2006, assim como a redução de 49% nos focos de calor entre 2005 e 2006.

No encontro com ONGs e a comunidade internacional ligada às questões ambientais, Maggi reconheceu que o governo pode fazer mais. Reconhece que é preciso encontrar maneiras de viabilizar economicamente projetos, entre os quais o de desmate evitado. Ou seja, poder oferecer aos produtores, que têm o direito legal de desmatar 20% de suas terras na Floresta Amazônica e 35% nos cerrados e outros biomas, uma compensação financeira para que deixem as terras intocadas.

Informou que a Floresta Amazônica ocupa uma área de 20% do Estado de MT, que tem 36% de áreas abertas e 64% preservadas. Apresentou os dados para mostrar a heterogeneidade da floresta e a complexidade de se lidar com todas as questões relativas a ela.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/229656/visualizar/