Bancada do PT quer aprovar parte da reforma política
A bancada federal do PT vai entrar com pedido de urgência para a tramitação da reforma política. Informou, nesta quarta-feira, o deputado federal José Nobre Guimarães, um dos signatários do pedido, explicando que o objetivo é fazer valer, pelo menos para a disputa de 2008, o instrumento da fidelidade partidária.
"Nós estamos endossando requerimento com pedido de urgência porque achamos que o País não pode mais ficar enrolando essa discussão. Queremos tentar votar a fidelidade partidária logo, pois a base aliada vê esse ponto como fundamental para a sustentabilidade do governo de coalisão do presidente Lula. Essa bagunça apartidária não ajuda ninguém a governar", acentua Guimarães.
Ele disse que há um esforço da parte do PT para que a Refoirma Política tenha parte de suas regras aprovada até 31 deste mês. José Guimarães destacou que, além da fidelidade partidária, seu partido definiu como prioridades nessa mesma reforma a implantação do financiamento público de campanha, o fim das coligações proporcionais e a inclusão de lista fechada de candidatos, priorizando o direito de quem já está com mandato.
"Nós precisamos aprovar essas mudanças, porque sem esse quadro da Reforma Política resolvido, o País não caminha, o governo de coalizão não consegue avançar e ficamos nós, parlamentares, sempre cobrados pela população", insistiu o parlamentar, reiterando que esse é um compromisso de toda a bancada federal petista.
Comentários