Audiência pública debate agricultura familiar
De acordo com o deputado José Carlos do Pátio (PMDB), autor do requerimento da audiência pública, as discussões vão buscar novas alternativas à produção, às estruturas e recursos para fortalecer e consolidar a agricultura familiar na região Sul do estado.
Em Mato Grosso, segundo Pátio, existem 513 assentamentos rurais efetivados. Eles ocupam uma área de 5,550 milhões de hectares, nas terras foram assentadas 72 mil e 307 famílias. “Vale lembrar que em muitas famílias ainda não dispõem de infra-estrutura básica”, destacou Pátio.
Para participar das discussões, o deputado Zé do Pátio estendeu os convites a deputados estaduais e federais, senadores, ao secretário de Estado de Agricultura Neldo Egon Weirich e ao secretário de Estado de Assuntos Estratégicos Clóves Vetoratto e entre outros convidados.
O parlamentar ressalta que é preciso diferenciar reforma agrária à da política de se fazer assentamentos rurais, esta, segundo Pátio, busca reduzir tensões sociais localizada. No Brasil, o peemedebista afirma que a reforma agrária é a solução para o desentrave do desenvolvimento das questões sociais que envolvem conflitos de terra nos Estados.
“Os movimentos dos trabalhadores rurais vêm travando incansáveis lutas em busca de melhor distribuição de renda. Para isso, o Governo Federal vem desenvolvendo atividades beneficiando os pequenos trabalhadores rurais em Mato Grosso”, disse Pátio.
Segundo o parlamentar, em Mato Grosso, a União já investiu 290 milhões e 554 mil reais em moradias, no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e em eletrificação rural atendendo mais de 34 mil famílias.
Comentários