Manga brasileira de 2,34 kg pode ir para Guinness
A supermanga da espécie Coité já entrou no livro dos recordes brasileiros, o RankBrasil (Livro dos Recordes Brasileiros), como a manga mais pesada já encontrada no país.
A fruta foi colhida por uma família, vinda de Rondônia, que reside no bairro Mecejana, um dos bairros centrais de Boa Vista, capital de Roraima.
Eles perceberam que a manga se destacava das outras no tamanho e toda a família, composta de quatro irmãos e os pais, passou meses acompanhando o crescimento da fruta até o momento da colheita.
"Tiramos logo, antes que caísse do pé", contou Luciano da Silva Lima, um dos moradores da casa.
Para confirmar o "exagero" da fruta, uma manga normal e a colhida pela família foram pesadas em uma padaria no bairro, que mostrou que a manga colhida pesava 2,340 kg frente a 860 g da normal.
Luciano e o irmão Thiago quiseram comprovar o feito e, para isso, entraram em contato com a RankBrasil em Curitiba, que solicitou o envio de uma foto da manga sendo pesada, a circunferência da fruta e a declaração da pessoa que pesou a manga, além de matérias publicadas na imprensa local.
Após entrar para o RankBrasil, a fruta, que até então, estava sendo conservada ao ar livre, foi congelada para durar mais tempo.
"Agora que ela é a maior do Brasil, pretendemos apresentar ao Guiness Book", disseram.
Em 2006, uma fazendeira no oeste do Havaí, EUA, colheu uma manga de 2 kg.
O feito foi comprovado por pesquisadores da Universidade do Havaí.
Comentários