Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 27 de Abril de 2007 às 23:59
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


Amanhã, 28 de abril, será o dia D da Vacinação dos Idosos em todos os postos e unidades de saúde. Com uma meta de imunizar 161 mil idosos contra o vírus da gripe, em todo o Estado foram disponibilizadas cerca de 178 mil doses da vacina. A campanha abrange todos os municípios de Mato Grosso e conta com mais de cinco mil profissionais que atenderão os idosos em cerca de mil e trezentos postos de vacinação.

Nesse dia (28.04) além da vacinação que acontece nos postos de saúde do Estado, também serão montados postos de vacinação em lugares estratégicos das cidades como em escolas, creches e centros comunitários. “Temos que vacinar o maior número de idosos possíveis e para que isso seja possível, será feito um esforço concentrado para alcançar o maior numero de público. Iremos realizar uma ampla ação para que todas as pessoas possam ter acesso à vacina. Além dos postos fixos iremos dispor de unidades instaladas em locais de fácil acesso a comunidade”, salientou o gerente das Imunopreviníveis da Secretaria de Estado de Saúde, Anderson C. de Souza.

Além da vacinação outro objetivo da campanha é incentivar a população idosa a ter hábitos saudáveis. A experiência já comprovou que a atividade física e mental, aliada à vacina, aumenta a expectativa e a qualidade de vida dos idosos. Outro ponto da campanha é desmistificar algumas crenças negativas sobre a vacina, que só faz o bem a quem a toma.

A vacina contra gripe é de graça e não faz mal nenhum. A dose diminui o risco de outras doenças respiratórias agudas, como pneumonia, reduzindo também os riscos de internação e até de morte. Outro detalhe importante é que a vacina não provoca gripe. Quando isso acontece é porque a pessoa já estava contaminada pelo vírus e não houve tempo suficiente para a ação da vacina ou é apenas um resfriado. A vacina não provoca reações muito embora algumas pessoas possam apresentar sintomas leves alérgicos e que desaparecem entre 24 e 48 horas.

Não devem ser vacinadas pessoas que já tenham apresentado reações alérgicas graves à dose anterior da vacina e a proteínas do ovo.

GRIPE- A gripe é uma doença infecciosa do sistema respiratório, de natureza viral e altamente contagiosa, podendo apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clínicas graves e complicadas. O vírus influenza é disseminado pelas vias respiratórias, pela qual os indivíduos infectados o transmitem por meio de gotículas: ao falar, espirrar ou tossir. O período de incubação após o contágio varia de um a quatro dias após a transmissão.

A forma e a gravidade da gripe variam muito. O início é abrupto, com sintomas clínicos sistêmicos como febre alta, calafrios, mialgia, cefaléia e mal estar. À medida que os sintomas clínicos diminuem os respiratórios, como dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal predominam, durando poucos dias, exceto em casos que se complicam.

Algumas das complicações severas da gripe são: pneumonia e bronquite. No país, a freqüência de complicações da gripe na faixa etária de 60 a 69 anos é de 40%, percentual que aumenta para 80% a partir dos 70 anos.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/230161/visualizar/