Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 27 de Abril de 2007 às 13:36

    Imprimir


O projeto de lei de autoria do deputado estadual José Riva, do PP, que redefine os critérios de distribuição do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab), mesmo com as modificações feitas, ainda mantém a concentração de receitas nas mãos dos grandes municípios e pode causar uma outra guerra jurídica entre os prefeitos.

A análise é do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) em exercício, Zeno Gonçalves, ao explicar que a distribuição "de forma simplista" é "prejudicial para a maior parte das prefeituras, especialmente para as pequenas".

"Infelizmente essa é uma realidade que detectamos depois de uma análise mais apurada do projeto, que foi previamente discutido com o deputado e recebeu o apoio da AMM. Contudo, após essa segunda análise, constatamos que a redefinição deve ter critérios mais precisos e justos, sem que haja discriminação, pois a AMM não pode defender um projeto que beneficia apenas parte dos municípios", pondera.

Segundo Zeno Gonçalves, não "há garantias sólidas de uma distribuição justa" com o projeto de Riva, porque os critérios atuais continuam a beneficiar os grandes. Com o projeto, o peso do Fethab para as estradas municipais ficaria em 0,4 (fator de ponderação, algo em torno de 40%), em 0,3 (30%) para a população da zona rural e o mesmo índice 0,3 sobre a arrecadação do Fethab no município. O problema é que esses índices não dão garantia de uma distribuição com justiça.

"O propósito da iniciativa, que foi apoiada pela AMM, foi forçar essa discussão entre o Poder Executivo e os municípios. E isso nós conseguimos e agora queremos aprofundar as discussões com o Executivo, com o apoio fundamental da Assembléia Legislativa e do deputado José Riva, de forma direta", assinala Zeno.

Para corrigir as distorções, reforça o presidente da AMM, a equipe técnica da entidade já está debruçada sobre "todas as informações técnicas propostas no projeto a fim de buscar uma alternativa mais eqüitativa". "Se não conseguimos nem definir a questão de transporte escolar com os prefeitos, que é muito mais simples, imagine este problema do Fethab", salienta.

Mais informações em instantes





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/230240/visualizar/