Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 27 de Abril de 2007 às 07:49

    Imprimir


As façanhas do "homem-aranha" poderão ficar ao alcance do mais comum dos mortais dentro de dez anos, segundo um grupo de pesquisadores italianos que trabalha em um projeto sobre um material têxtil inspirado na lagartixa.

"Trabalho há dez anos na adesão e em nanotubos de carbono (tubos ocos concêntricos separados por 0,34 nanômetro) e, mais especificamente, há um ano nesta idéia", disse Nicola Pugno, um cientista de 35 anos da Universidade Politécnica de Turim.

"Muitos cientistas já trabalharam em materiais hiperadesivos, inspirando-se no exemplo da lagartixa. Meu projeto de traje seria composto de filamentos extremamente finos e muito numerosos, usando sua capilaridade para uma adesão física e força de Van der Walls (interação de baixa intensidade entre moléculas ou átomos)", acrescentou.

Na parte inferior das patas das lagartixas há uma espécie de pêlo microscópico que proporciona ao animal alta aderência em diferentes superfícies para ajudá-lo a se mover ou permanecer em um lugar. "Um dos problemas que surgem é o controle da adesão, porque ficar preso a uma parede não é difícil: basta apenas recorrer a uma cola. Mas, ao contrário, como é possível descolar para voltar a colar?", perguntou o cientista, com um sorriso.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/230322/visualizar/