Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 26 de Abril de 2007 às 14:06

    Imprimir


Durante três dias, aproximadamente 450 integrantes de diversos grupos mato-grossenses participarão de oficinas, assistem a palestras e shows, a partir das 8h, no Seminário Cururu e Siriri, que acontecerá no Clube Feminino, em Cuiabá.

A abertura oficial do seminário ocorre às 19h, com a participação do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, e em seguida, show do instrumentista, compositor e pesquisador, o violeiro Roberto Corrêa, que receberá no palco os cururueiros.

A expectativa é reunir componentes de mais de 40 grupos que trabalham as manifestações cururu e siriri. No roteiro, oficinas de Criatividade comandadas por Vital Siqueira, Carlão dos Bonecos, Júlio Karkará e Souza. Os oficineiros vão trabalhar a temática "figuras lendárias", produzindo com os participantes o boi, a ema, entre outros.

Figurinos ficam a cargo de José de Paula e Creuza. A oficina Instrumentos terá a condução de Alcides dos Santos no tema feitura de viola-de-cocho, enquanto Chico Salles e Lourenço Mendes vão falar sobre afinação, execução. Já o Canto será ministrado pela professora da Universidade Federal de Mato Grosso, Alda Araújo. Kelson Panosso e Marcelo, do grupo Viola-de-Cocho, trabalham o tema Coreografia.

A composição de Toada fica sob o comando Chico Salles, Lourenço Mendes, Valeriano Neponuceno e seo Daniel. A Produção Visual (Maquiagem e procissão) também será abordada. As palestras vão apresentar os temas Política Pública de Cultura; Capacitação – qualificação e Folclore e Diversidade Cultural. No final da tarde de atividades do sábado e domingo, rodas de siriri e cururu vão fechar a programação do dia.

O seminário é a primeira ação do Festival do Cururu e do Siriri. A participação no seminário é requisito essencial para o grupo que almeje integrar o festival, projeto do segmento Folclore e que incentivará grupos de Cururu e Siriri de Cuiabá e de outras cidades do Estado. Para concorrer ao programa o proponente inscreverá projeto para participação do grupo de cururu ou siriri no VI Festival, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2007. Uma Comissão Facilitadora formada por cinco membros será nomeada pelo Conselho Municipal de Cultura com o objetivo de selecionar os grupos a partir do Seminário do Cururu e do Siriri; Caravana do Cururu e do Siriri.

A Caravana do Cururu e do Siriri é o segundo evento de qualificação dos grupos para o Festival e acontecerá de 19 de maio a 30 de junho de 2007 quando a Comissão Facilitadora visitará os grupos em suas comunidades. A Comissão Facilitadora classificará para o Festival o máximo de 18 grupos de siriri e três de cururu.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/230422/visualizar/