Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 25 de Abril de 2007 às 14:37

    Imprimir


A criação de um Fórum Mato-grossense da Cultura Indígena e a realização de um Festival de Cultura Indígena foram alguns dos assuntos discutidos durante a reunião realizada na tarde de terça-feira (24.04), entre o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, e mais de dez lideranças indígenas representantes de várias etnias de Mato Grosso.

Os índios foram recebidos no gabinete do secretário, que discutiu as propostas apresentadas em uma carta entregue durante a reunião, realizada no mês de março, com o segmento de cultura popular. Entre os pedidos dos índios está a participação de um representante indígena no Conselho Estadual de Cultura.

O secretário João Carlos explicou o processo de eleição para escolha dos conselheiros, mas garantiu passar a reivindicação para o governador Blairo Maggi, para que na próxima formação do Conselho exista ao menos um representante do Governo que trabalhe em prol dos índios. Porém adiantou que não acredita existir dificuldades para que os projetos de cultura indígena sejam aprovados. “Não há dificuldade de se ter uma pessoa que trabalhe a favor dos índios e com certeza os projetos nessa área serão olhados com mais atenção e muito bem visto pelos conselheiros, que estão para representar a Cultura Mato-grossense”, explicou.

Outra solicitação feita pelos índios está relacionada com os eventos do dia 19 de abril. Eles querem ser lembrados durante todo o ano e não somente em determinadas datas. Ferreira também concorda com a idéia e por isso já propôs a realização de fórum para discutir política pública para cultura indígena, com representantes.

O evento ficou pré-agendado para o mês de agosto, mas antes será formada uma comissão de índios para que possa organizar o Fórum, além de buscar parcerias com outros órgãos do Governo, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Organizações Não Governamentais (ONG).

Estevão Carlos Taukane, da etnia bakairi, ficou satisfeito com a idéia da realização do fórum. “Será um grande avanço para a nossa cultura. Nunca tivemos um espaço para discutir a política pública de cultura e através do fórum poderemos abrir espaço para novas idéias”, ressaltou.

A falta de espaço e de recursos para comercialização de suas obras indígenas também foi um assunto discutido com o secretário João Carlos. A cacique Creuza Soripa, da etnia Umutina, pediu apoio para divulgar a cultura indígena. Segundo ela, são realizados vários trabalhos de artesanatos, pinturas entre outros, mas não tem como comercializar.

Miriam Kazaizo Kairo, da etnia pareci, também enfrenta o mesmo problema. “Queremos fazer da cultura nossa fonte de renda. Temos uma associação de mulheres que trabalham com o artesanato, mas não conseguimos vender os produtos”, ressaltou.

Ferreira então sugeriu a criação do Festival de Cultura Indígena, que será um espaço para que todas as etnias possam mostrar um pouco mais da sua cultura. Durante o evento, além de estandes para comercialização dos produtos, haverá também espaço para apresentações de danças, demonstrações dos jogos, pintura corporal, culinária e artesanato.

Os índios também reivindicaram a realização de oficinas de capacitação nas aldeias. Isabel Taukane, que é da etnia bakairi, sugeriu que fosse feito um intercâmbio cultural até mesmo entre diferentes tribos para que os conhecimentos fossem repassados. Ela é realizadora do projeto “Círculos dos Saberes”, realizado no ano passado com os bakairi. A proposta é resgatar a cultura de cada tribo que vem se perdendo com o tempo e fazer com os jovens se interessem em aprender a arte indígena da etnia dele.

O secretário se interessou pelo projeto e pretende apoiar a continuação do “Círculos dos Saberes”. Isabel disse que a segunda edição do projeto será realizada com a tribo pareci e pretende trabalhar com a ancestralidade do povo.

Os índios que participaram da reunião formarão uma comissão, que ficará responsável por organizar o Fórum e o Festival de Cultura Indígena, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura. Após a formação desta delegação, será realizada uma nova reunião com o secretário João Carlos, para dar início as preparações dos eventos.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/230598/visualizar/