Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 24 de Abril de 2007 às 13:38

    Imprimir


Ao lembrar os 18 anos de criação do estado do Tocantins, o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) disse nesta segunda-feira (23) que a redivisão territorial do Brasil é imperativa e inadiável. Ele assinalou que a ausência do governo em regiões remotas faz a população sofrer muito por carências básicas e que a criação de novos estados permitiria a participação dessas regiões no desenvolvimento econômico do país.

Quintanilha citou o exemplo de Tocantins, que em 2006 conseguiu exportar US$ 158,691 milhões em produtos agropecuários, com destaque para soja, arroz, milho e o chamado "boi verde". O senador observou que o estado consome apenas pouco mais de 10% da energia elétrica que produz, tornando-se um exportador nessa área também e atraindo bilhões de reais em investimentos.

O senador disse ainda que os tocantinenses comemoram o 18º aniversário com mais de seis mil quilômetros de estradas pavimentadas, universalização da educação e da saúde e a continuação das obra da ferrovia Norte-Sul.

- Tocantins é permanentemente grato aos constituintes de 1988 pela oportunidade de lutar com nossas próprias forças e estratégias por uma participação justa no processo de desenvolvimento do Brasil - afirmou.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) lembrou que, antes de se tornar um estado, a região do Tocantins era responsável por apenas 4% da arrecadação do estado de Goiás. Ele também citou os casos do Distrito Federal e Mato Grosso do Sul como exemplos de que a redivisão territorial é benéfica para todos. O senador Mão Santa (PMDB-PI) disse que, quando governou o Piauí, criou 78 novos municípios e os índices estaduais, que eram os piores do Nordeste, melhoraram e hoje são melhores que os índices do Maranhão, da Paraíba e de Alagoas.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/230797/visualizar/