Senadores acham imperativa e inadiável redivisão terretorial
Quintanilha citou o exemplo de Tocantins, que em 2006 conseguiu exportar US$ 158,691 milhões em produtos agropecuários, com destaque para soja, arroz, milho e o chamado "boi verde". O senador observou que o estado consome apenas pouco mais de 10% da energia elétrica que produz, tornando-se um exportador nessa área também e atraindo bilhões de reais em investimentos.
O senador disse ainda que os tocantinenses comemoram o 18º aniversário com mais de seis mil quilômetros de estradas pavimentadas, universalização da educação e da saúde e a continuação das obra da ferrovia Norte-Sul.
- Tocantins é permanentemente grato aos constituintes de 1988 pela oportunidade de lutar com nossas próprias forças e estratégias por uma participação justa no processo de desenvolvimento do Brasil - afirmou.
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) lembrou que, antes de se tornar um estado, a região do Tocantins era responsável por apenas 4% da arrecadação do estado de Goiás. Ele também citou os casos do Distrito Federal e Mato Grosso do Sul como exemplos de que a redivisão territorial é benéfica para todos. O senador Mão Santa (PMDB-PI) disse que, quando governou o Piauí, criou 78 novos municípios e os índices estaduais, que eram os piores do Nordeste, melhoraram e hoje são melhores que os índices do Maranhão, da Paraíba e de Alagoas.
Comentários