PMDB: Intervenção pode atingir 20 cidades
Conforme a resolução, onde houver conflito o partido será dissolvido, passando na seqüência à criação de comissão provisória presidida por um membro do diretório regional. O diretório será então reconstituído somente após convenção, cuja composição será determinada proporcionalmente aos votos cooptados por cada grupo ou liderança. A medida foi aprovada pelos 12 membros votantes da Executiva regional.
Disputas internas vêm abalando a organização do PMDB em municípios como Jaciara, Confresa, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço, Vila Bela da Santíssima Trindade e Itaúba. Segundo o secretário-geral do partido no Estado, Nico Baracat, o problema ainda é detectado em vários municípios do Vale do Araguaia e do médio norte do Estado.
Ele admite que a medida adotada é o último recurso previsto no estatuto do partido e reflete o esgotamento do canal de conversações. “Essa foi a forma de universalizar e mediar os conflitos encontrada pelo diretório regional. Foi a maneira mais democrática. Estamos tentando encontrar o entendimento há 90 dias e não conseguimos”.
Nico Baracat cita entre os principais exemplos o caso de Jaciara, palco de “dezenas” de reuniões entre membros do diretório regional e parlamentares da sigla nos últimos dias. “Em muitos casos não há como fazer uma composição focada no mesmo caminho, porque há interesses diferentes. Estamos tentando resolver isso”.
O secretário-geral começa hoje o trabalho de divulgação da resolução estadual e a orientação aos municípios, por meio de contatos telefônicos. O PMDB está presente hoje nos 141 municípios do Estado, com 80 diretórios municipais e no restante em comissões provisórias. A repercussão da estratégia deliberada será discutida na próxima quinta-feira (26). Nico destaca que logo após inicia a articulação de visitas aos municípios que serão sujeitos à dissolução dos diretórios locais.
Comentários