Ságuas deve deixar Assembléia para assumir Secretaria de Educação
No lugar de Ságuas na Assembléia deve assumir o promotor de Justiça e primeiro suplente Alexandre César, tendo ainda como candidata à vaga a segunda suplente, ex-deputada Vera Araújo, ambos do PT. A posse de Ságuas está prevista para daqui a duas semanas, no retorno do governador Blairo Maggi, que viajará aos Estados Unidos na próxima terça-feira (24). Enquanto isso, Ságuas pretende trabalhar na transição das equipes.
O parlamentar conta com o fato de ter no currículo a experiência como prefeito - comandou a cidade de Juína - e, com a disponibilidade de recursos federais e estaduais destinados à pasta para amenizar a situação crítica da estrutura das escolas públicas e do ensino em Mato Grosso. "Nem sempre o dinheiro resolve. Vamos buscar alternativas com todos os setores envolvidos e, principalmente, as prefeituras para amenizar os problemas do setor", disse Ságuas.
O deputado afirma que pretende manter o diálogo permanente para gerenciar os 25% da receita da Educação, que atualmente, gira em R$ 740 milhões para investimentos, folha de pagamento e qualificação profissional. O deputado admite ter noção dos possíveis problemas que irá enfrentar na tentativa de equilibrar a manutenção do transporte escolar, merenda escolar e atender a extensa pauta de reivindicações da categoria. Ságuas Moraes acredita que é possível aumentar a capacidade de investimentos da secretaria que é de 4% para até 10% com os recursos que ele considera pouco, mas significativos para atender as demandas da pasta.
Comentários