Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 23 de Abril de 2007 às 08:54

    Imprimir


O PT vai definir, em reunião da Executiva Regional na próxima sexta (27), que não só integrará a administração Blairo Maggi (PR), com o médico e deputado Ságuas Moraes no comando da Educação, como vai tentar afastar do governo estadual os democratas, liderados pelos senadores Jaime Campos e Jonas Pinheiro. As correntes internas que resistiam à aliança estão, aos poucos, sendo demovidas da idéia opositora. Ságuas já se prepara para a nomeação à Seduc na próxima semana.

O PT foi adversário de Maggi nas duas últimas eleições majoritárias. A aproximação só veio acontecer no pleito do ano passado, em meio à "costura" de cúpula, entre o próprio governador e o presidente Lula.

Para discutir a tese da aliança, o presidente da legenda petista de Cuiabá, Jairo Rocha, da Articulação de Esquerda, esteve reunido em Brasília, no final de semana, com a senadora Serys Marly, presidente regional, e com o deputado federal Carlos Abicalil. Também conversou individualmente com a ex-deputada Vera Araújo. "A relação interna que estava um tanto chamuscada, avançou muito. Já não há mais posição radical de fazer oposição. Vamos discutir agora de que forma compor o governo", destacou Jairo. O dirigente admite que uma das estratégias petistas é, uma vez na administração Maggi, afastar o DEM, de quem o PT é adversário histórico. Essa discussão, já selada nacionalmente, está sendo "amarrada" em nível de Estado. Jairo adianta também que a provável aliança com Maggi não passa pela sucessão em Cuiabá.

Na reunião da Executiva na próxima sexta, em que estará em discussão a proposta do PT assumir cargo no governo Maggi e, assim, integrar de vez à administração, 46 membros terão direito a voto. O chamado Campo Majoritário tem hoje 19 votos, entre eles de Abicalil, de Ságuas e de Alexandre Cesar, que será contemplado com a cadeira de deputado na Assembléia no lugar do futuro secretário de Educação.

A corrente o Trabalho, liderado por Domingos Sávio Garcia, só conta com dois votos, assim como o vereador cuiabano Lúdio Cabral. Utopia e Vida, do ex-deputado Gilney Viana, representa cinco votos, mesma quantidade de militantes do grupo de Serys e também da Articulação de Esquerda, liderada por Jairo. O superintendente do Incra/MT,Leonel Wohlfahrt, da Democracia Social, e a ex-deputada Verinha controlam quatro votos cada dentro da Executiva Regional.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/231035/visualizar/