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Domingo - 22 de Abril de 2007 às 16:01

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Das 3.971 reclamações registradas nos três primeiros meses do ano à Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT), 1.557 são do setor de ‘Serviços Essenciais’, que lidera o ranking com 39,21%. A maioria dos consumidores se queixa de cobranças indevidas e abusivas dos serviços de telefonia celular (558) e fixa (288), além de terem dúvidas sobre o valor das faturas de distribuição de água (164) e energia elétrica (145).

Em segundo lugar, com 32,21% dos registros, está o setor de ‘Produtos’. Pelo não cumprimento da garantia e falta de peça de reposição, o aparelho de telefone (589), convencional ou móvel, é o mais reclamado. Os aparelhos de DVD (74), televisores (69), de som (54) e geladeiras (51) também estão entre os produtos com maior índice de reclamação.

Com 19,09% (758) dos registros, o setor de ‘Assuntos Financeiros’ aparece em terceiro lugar no ranking do Procon. Os bancos comerciais e os cartões de crédito e lideram o número de queixas do setor 207 reclamações cada. Os consumidores reclamaram de cobranças indevidas e abusivas de taxas e pelo não cumprimento, alteração e rescisão dos contratos firmados.

Em quarto lugar na colocação, o setor de ‘Serviços Privados’ obteve 7,61% (302) das reclamações. Pelo não envio de documentos, as escolas de ensino superior e de 1º e 2º graus (68) são as mais reclamadas deste setor. Em seguida estão os estabelecimentos comerciais (47), por cobranças indevidas ou abusivas e publicidade enganosa.

O setor de ‘Saúde’ está em quinto lugar com 1,59% (63) dos registros. Os consumidores reclamam do não cumprimento da oferta e de irregularidades nos contratos firmados com os convênios de assistência médica e odontológica (19). Empatados como segundo mais reclamado deste setor, estão os planos de saúde (15) e, também, odontológicos (15).

Em sexto e sétimo lugares do ranking estão, respectivamente, os setores de ‘Habitação’ (0,2% - 08) e ‘Alimentos’ (0,1% - 04). Em ‘Habitação’, a maioria dos consumidores reclama de cobranças indevidas ou abusivas de taxas em loteamentos (04). Já em ‘Alimentos’, as queixas se referem ás cobranças de couvert artístico e 10% do garçom dos restaurantes.

Número de reclamações aumentou em 2007

O número de atendimentos feitos pelo Procon-MT aumentou em 25% em 2007. Enquanto 2.997 reclamações foram registradas nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2006, foram 3.971 no mesmo período deste ano, ou seja, 974 atendimentos a mais.

De acordo com o Superintendente do Procon-MT, Angelo Boreggio, este aumento se deve a tomada de consciência dos consumidores quanto aos seus direitos. “A educação para o consumo sempre foi a prioridade do Procon e agora colhemos o resultado deste trabalho. Os consumidores mato-grossenses estão mais exigentes e cobram, além de bom preço e facilidades de pagamento, a qualidade dos serviços e produtos que lhes são oferecidos”, concluiu.

O balanço dos registros de atendimentos realizados pelo Procon de Mato Grosso foi realizado pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Os gráfico, que mostram discriminados o percentual de reclamações de cada setor em cada mês, podem ser consultados na internet pelo site do Ministério da Justiça.

Para registrar reclamações, o Procon-MT atende de segunda a sexta-feira, das 12h ás 18h, em sua sede Estadual (Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center, Bairro Araés), ou de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 ao meio dia, no posto de atendimento do órgão no Ganha Tempo (Praça Ipiranga, Centro).

Para mais informações visite o site do órgão ou ligue 3613-8500 e 151.





Fonte: RMT-Online

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