MEC lança indicadores para auxiliar Educação Básica
Com o nome de "Indicadores da Qualidade da Educação: dimensão ensino e aprendizagem da leitura e da escrita", o texto propõe uma série de perguntas que devem ser respondidas por professores, conselheiros escolares e mesmo pais de alunos.
"São perguntas simples, mas perguntas-chave. Esse conjunto de indicadores vai cercando a questão da leitura e da escrita ao mesmo tempo que avalia e acompanha a ajuda a escola a propor alternativas para melhorar o ensino", diz o coordenador-geral de Articulação Institucional da secretaria, Arlindo Queiroz.
A partir das respostas, acrescenta, deverá ser possível traçar um perfil da qualidade do ensino e formular estratégias para alcançar melhores resultados.
"A idéia é que a gente possa oferecer esse material para uso pelos sistemas, pelos conselhos, pela comunidade, de modo a melhorar a leitura e a escrita infantil".
Os exemplares impressos devem começar a ser distribuídos até junho a todas as secretarias e conselhos de educação dos Estados e municípios. O documento já pode ser obtido na página pelo site: www.mec.gov.br.
Comentários