Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 21 de Abril de 2007 às 07:44

    Imprimir


O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, entregou a prefeitos de Mato Grosso dados referentes às transferências de recursos dos programas sociais que beneficiam as comunidades carentes dos municípios. A reunião foi realizada na Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM. O documento foi entregue aos municípios de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Guarantã do Norte, Sorriso, Várzea Grande, Ipiranga do Norte, Rio Branco, Santo Antonio de Leverger, Campo Verde, Nova Ubiratã, São Jose do Rio Claro e Santa Cruz do Xingu.

Ananias afirmou durante a reunião com os prefeitos e primeiras-damas que o Governo Federal está buscando meios de ampliar os programas sociais como o Bolsa Família, Bolsa Alimentação, Cartão Alimento e Auxílio Gás em todos os municípios brasileiros. Ele citou que a transferência de recursos está atendendo também os restaurantes populares e destacou a importância do trabalho das prefeituras na execução dos programas.

O presidente em exercício da AMM e prefeito de Rosário Oeste, Zeno de Andrade Gonçalves, salientou a importância da ampliação do atendimento dos programas sociais nos municípios. “Os prefeitos vão lutar para ampliar abrangência dos programas nas localidades que nos últimos anos apresentaram aumento no número de habitantes”, salientou. O ministro pediu aos prefeitos e primeiras-damas que ajudem a fiscalizar os programas, principalmente a utilização dos recursos. Segundo ele, o importante é o monitoramento para que ninguém se aproveite da situação. “Se ocorrer fraude, é preciso combater. O benefício tem que estar nas mãos de quem realmente precisa, senão o programa torna-se oneroso para o governo” alertou. Para isto, segundo ele, será necessário rever o cadastro único para corrigir as distorções, já que muitas pessoas carentes continuam excluídas dos programas.

O ministro disse ainda que é preciso verificar as reais condições sócio- econômicas das famílias. Além disso, é preciso capacitar as pessoas para atuar em programas como o Sentinela, que combate a exploração sexual de crianças e adolescentes. Os centros de referências nos municípios estão abrigando os programas de assistência social.

Ananias frisou que o ministério está realizando parcerias com as instituições, com a finalidade envolver mais pessoas nas políticas públicas em prol das comunidades mais carentes. Os programas em parcerias buscam a geração de emprego e renda. Segundo ele o ideal seria a ampliação da parceria com os governos dos estados.

O ministro garantiu que o presidente Lula está mobilizando mais pessoas no sentido de criar alternativas para atender a juventude. A meta é desenvolver um trabalho social que possa desviar os jovens do mundo das drogas e dos problemas causados pela desintegração familiar. “A meta é consolidar e ampliar os programas sociais. Existem dificuldades e problemas em todas as regiões devido às distâncias, mas o ministério contará com a ajuda das Forças Armadas”.





Fonte: Agência de Notícias dos Municípios

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/231291/visualizar/