Pesquisa: Eleitores têm preferência por Walter Rabello em Cuiabá
Se as eleições fossem hoje, 29,6% do eleitorado declaram espontaneamente que votaria em Walter Rabello, enquanto Wilson Santos captaria 15,6% dos votos. Sérgio Ricardo (PR) aparece na lista com 9,2% dos votos, enquanto Valtenir Pereira (PSB) é citado por 2,3% dos entrevistados. Os petistas Carlos Abicalil e Serys Slhessarenko receberiam os votos de apenas 2% e 1,5% do eleitorado, respectivamente, caso as eleições de 2008 fossem antecipadas para hoje.
O prestígio de Rabello junto ao eleitorado cuiabano é mais perceptível no questionamento estimulado, apontado por 41,9% dos entrevistados como seu candidato caso as eleições fossem hoje na Capital. O nome de Wilson Santos também cresce em número de votos nessa amostragem, com 21,3% da preferência, seguido por Sérgio Ricardo, com 12,2%. O menos citado é o presidente da Fiemt, Mauro Mendes, com 0,8% dos votos.
Walter Rabello consolida a liderança nos cenários estimulados aventados na pesquisa. O ápice de votos seria atingido pelo deputado estadual sem a presença de Wilson Santos na disputa, com 52,7% da preferência do eleitorado no confronto com os pretensos candidatos Éder Moraes (6,9%), presidente da MT Fomento, a senadora Serys Slhessarenko (3,7%), o deputado federal Valtenir Pereira (4,5%), o secretário de Saúde de Cuiabá, Guilherme Maluf (2,5%) e o empresário e ex-prefeito da Capital, Anildo Lima Barros (3,4%).
Nos cenários que incluem o projeto de reeleição do prefeito tucano, Rabello desponta no quadro eleitoral com 49,5% e 47,6% dos votos, enquanto Wilson figura com 19,1% e 17,7% nas urnas. Curiosamente e apesar da pequena popularidade nas perguntas espontâneas que iniciam a bateria da pesquisa, o deputado Sérgio Ricardo ganha fôlego na disputa nesses dois panoramas, escolhido por 13,3% e 14,5% dos eleitores entrevistados.
Num eventual segundo turno entre Wilson e Walter, o peemedebista dispararia com 46,8% dos votos, deixando o tucano para trás com 33,4% dos eleitores. Ao contrário dessa situação, a diferença é apertada caso o duelo seja travado entre Santos e Sérgio Ricardo. Os candidatos aparecem com 38,83% e 36,21% dos votos, respectivamente.
A disputa se ameniza na simulação de confronto do tucano com Carlos Abicalil na segunda etapa das eleições pela prefeitura. Conforme a pesquisa do Instituto Voice, Wilson despontaria com 48,2% do eleitorado, enquanto Abicalil captaria 19,4% dos votos. Nos três cenários citados a fatia de eleitores indecisos ou que não querem opinar oscila entre 19,7% e 32,4%, o que mostra margem para uma reversão dos quadros.
Rabello ainda lidera isolado na pesquisa quando os eleitores são questionados sobre quem irá ganhar a eleição, independente do candidato escolhido. O deputado figura com 36,7% das opiniões.
O prefeito aparece em segundo lugar no quesito, com 9,7% das respostas, seguido por Sérgio Ricardo, citado como futuro prefeito por 9,7% dos entrevistados.
Comentários