Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 10 de Abril de 2013 às 11:05

    Imprimir


A falta de água nos últimos dias tem causado transtornos a moradores de Tangará da Serra. O problema começou na madrugada de domingo para segunda-feira. No entanto em alguns locais já foi possível notar diferença na pressão da água ainda no sábado. O diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) Wesley Torres, informou que o problema foi gerado no transformador da Estação de Tratamento de Água (ETA).



 
 
“Na madrugada de domingo para segunda, a equipe operacional do Samae me ligou por volta das 3h, informando que o transformador tinha parado de funcionar e isso ocasionou a desconfiguração do quadro de comando das bombas, que manda água para o centro da cidade”, explica o diretor detalhando que o quadro de comando da Estação é computadorizado e desta forma houve desregulamento. “O Samae tem um quadro desses de reserva e fizemos a substituição imediatamente. E no segundo motor, fizemos religação direta. Desde a última terça-feira estávamos atendendo com 70% da capacidade necessária de abastecimento”, afirma.

 
 
 
Desta forma de acordo com Torres em horários de pico onde há um gasto muito grande de água [ de manhã durante lavagem de calçadas] o registro foi desligado para que não houvesse desperdício. “De madrugada e no horário do almoço ligávamos o registro. Não dava para mandar água 24 horas por dia, porque tínhamos produção insuficiente nesse período”, fala.

 
 
 
Na terça-feira, 9, conforme o diretor, houve o conserto do primeiro quadro de comando. Ele destaca que foram colocadas três bombas e que estão funcionando normalmente na ETA. Com o problema ocorrido, ressalta Torres, os reservatórios das residências reduziram sua capacidade de enchimento e para completá-lo novamente demandou tempo. “Mas ainda temos que dar manutenção no grupo gerador. Pedimos à população que economize água no sábado, porque no domingo o abastecimento vai parar, para que possamos resolver esse problema do transformador”, comenta.

 
 
 
O Samae precisa reformar a base das bombas que faz a captação direta na lagoa e para isso buscava por um dia certo, já que o abastecimento de água precisa ser interrompido por no mínimo 12 horas. “Nossa distribuição vai ser desligada. É importante que a população economize água e a utilize apenas para banhos e preparação de comida”, finaliza.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/23189/visualizar/