Orquestra apresenta concertos musicais em Cuiabá
"Para mim essa participação é um motivo de honra muito grande", emocionou-se o músico, que já tocou ao lado de mestres da música cuiabana como Tote Garcia, Nilson Constantino e Vicente da Flauta, entre outros.
Apesar de nunca ter cantado com uma orquestra e sequer ter imaginado viver esta experiência, Zied não considera inusitada a mistura do popular com o erudito. "Música é música, a mistura sempre acrescenta, enriquece, tanto para o cantor, como para a orquestra e para o público. Todos saem ganhando."
Músicos homenageados
Os homenageados da noite serão os dois compositores estrangeiros: o finlandês Jean Sibelius e o norueguês Edward Grieg. Este último, chamado de "Chopin do Norte" e "Mozart da Escandinávia", é responsável por algumas das mais belas composições da música mundial. Pianista talentoso desde a infância, compôs sua primeira obra aos 10 anos de idade; viajando pelo mundo, conheceu o famoso dramaturgo norueguês Henrik Johan Ibsen e o compositor Franz Liszt. Também regente e compositor, encantou platéias com suas melodias de frases curtas e uma base harmônica que traz um "colorido" nórdico. A homenagem da Orquestra de Câmara lembra a data de do falecimento do compositor, há 100 anos.
Sibelius, cuja morte completa 50 anos em 2007, é considerado o maior compositor finlandês de todos os tempos. De grande originalidade, dedicou-se inicialmente a obras de coro e orquestra, de temática nacionalista, que o tornaram famoso em seu país. Sua fama nacional foi alcançada principalmente por suas sinfonias, obras de inspiração romântica, moldadas nos esquemas clássicos de Beethoven.
Informações: 3624 4729 ou acesse o site da Orquestra.
A entrada para os concertos é um litro de leite. Pode ser trocado pelo ingresso na bilheteria do Sesc Arsenal. Ingressos: 3616 6900
Comentários