Tocha do Pan-Americano também deve fazer escala em Cuiabá
Para confirmar Cuiabá como uma das ‘sub-sedes’ da passagem da tocha, o prefeito Wilson Santos fará uma reunião decisiva com o diretor de Desporto e Lazer (Didel) do município, Pedro Luiz Sinohara, às 14 horas, desta quarta-feira (18).
No encontro, será analisado um levantamento dos custos. Se for viável e houver parecer positivo, Cuiabá estará incluída no roteiro e a população poderá ver o desfile da tocha em uma avenida local. Para o diretor de Desporto e Lazer, Pedro Sinohara, a confirmação de Cuiabá como rota da tocha representará muito para o esporte local, já que trará maior envolvimento com o espetáculo e projetará a cidade no cenário nacional.
Nesta terça-feira, Sinohara participou de uma reunião no Ministério dos Esportes, em Brasília, com a presença dos demais secretários municipais das cidades que pleiteiam o revezamento da passagem da tocha. Estiveram presentes o ministro dos Esportes, Orlando Silva e o presidente do Comitê Organizador dos XV Jogos Pan-Americanos do Rio, Carlos Arthur Nuzman.
Os Jogos Pan-Americanos de 2007 serão sediados pela cidade do Rio de Janeiro em uma festa que reunirá 6.800 atletas de 42 países. A competição será uma celebração sem precedentes do esporte e da cultura no Brasil em um evento que colocará à prova a habilidade brasileira em sediar eventos de porte internacional e ainda mostrar o País para o mundo.
De acordo com a tradição, os jogos serão precedidos pelo revezamento da tocha Pan-americana. A cerimônia da chama acesa nas pirâmides de Teotihuacan, uma cidade do México, representa os valores da paz e anuncia a chegada dos jogos. Embora os jogos sejam sediados pelo Rio, o evento envolve o Brasil. O percurso da tocha Pan-americana também oferece a oportunidade de incluir vários municípios na festa. Nada menos do que 42 municípios brasileiros sediarão a passagem da tocha, representando simbolicamente os 42 países participantes dos jogos.
O Estado de Mato Grosso deverá ser rota da passagem da tocha Pan-americana. A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel) tenta oficializar sua passagem pela aldeia Seringal, no município de Campo Novo do Parecis, culminando com a realização dos I Jogos Interculturais Indígenas.
Informações: 3025-6909 / 8406-2054
Comentários