Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 17 de Abril de 2007 às 08:23

    Imprimir


O aquecimento climático representa uma séria ameaça para a segurança nacional dos Estados Unidos, por ter um impacto nas operações militares e aumentar a tensão mundial, segundo um relatório elaborado por militares americanos reformados, publicado nesta segunda-feira (16).

O documento, intitulado "A Segurança Nacional e a Ameaça da Mudança Climática", explora as projeções do aquecimento global como um "fator amplificador" dos riscos nas regiões do mundo que já estão em situação de fragilidade, onde aumentarão as condições que favorecem o aparecimento do extremismo e do terrorismo.

O informe, publicado pela CNA corp., um grupo privado de pesquisa sem fins lucrativos, destaca que o aquecimento do planeta poderá provocar uma freqüência maior de tempestades violentas, mais inundações e secas, a aceleração do degelo das geleiras, a elevação do nível dos oceanos e a propagação de doenças. Estas são as projeções apresentadas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês), que publicou uma série de estudos alarmantes sobre o clima na Terra.

As conseqüências do aquecimento climático são geralmente vistas como desafios ambientais, mas estes militares veteranos observam os fenômenos do ponto de vista da segurança nacional e identificam vários fatores de risco.

Entre eles, estão possíveis migrações maciças que provocariam mais tensão nas fronteiras, uma demanda crescente de operações de segurança e evacuação, bem como conflitos por acesso a recursos essenciais, como água e comida.

Este cenário poderia ter conseqüências diretas no Exército americano, concluiu este grupo de generais e almirantes reformados.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/231996/visualizar/