Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Quarta - 10 de Abril de 2013 às 08:55
Por: Dhiego Maia

    Imprimir


Ilustração
A Polícia Civil indiciou três suspeitos de fraudar o vestibular para ingresso no Curso de Formação de Oficiais (CFO), da Polícia Militar de Mato Grosso. As investigações apontam que um candidato se passou pelo irmão e um amigo para, no lugar deles, responder as provas elaboradas pela Universidade do Estado (Unemat). Os suspeitos beneficiados pela fraude acabaram sendo aprovados entre os certames de 2010 e 2011.


 
Agora, com a conclusão do inquérito policial, eles irão responder na Justiça pelo crime de falsificação de documentos e ainda poderão ser excluídos do curso de formação. Eles continuam na função graças a uma liminar concedida pela Justiça. O caso passou a ser investigado após uma denúncia anônima encaminhada à Polícia Militar.


 
Para conseguir ter acesso às provas do vestibular, o suspeito utilizou um documento de identidade falso com a foto de cada um dos envolvidos, mas com a própria impressão digital. De acordo com o chefe da Gerência de Combate ao Crime Organizado, vinculada à Polícia Civil, o delegado Flávio Stringueta, a análise das impressões digitais deu a primeira pista de que as duas edições seguidas do vestibular do CFO haviam sido fraudadas. “Havia a mesma impressão digital para os dois aprovados”, disse.



 
Além disso, os suspeitos também apresentaram baixo desempenho em outra avaliação aplicada durante o curso. À época da realização do referido teste, um deles despencou da 7ª colocação para a 35ª, fato que chamou a atenção da academia de polícia. Para confirmar o esquema de falsificação, a polícia recorreu ao exame grafotécnico. Foi confrontada a grafia das provas de redação dos dois beneficiados pela fraude. O resultado do exame, segundo Stringueta, apontou que ‘apenas uma pessoa respondeu aquelas provas, mas, se passando por outra”, afirmou.


 
“As provas são técnicas e apontam a fraude cometida. Solicitamos material gráfico dele [suspeito que respondeu as questões] e constatamos a fraude”, concluiu o delegado.


 
O inquérito policial seguirá para o Ministério Público Estadual (MPE), que vai se posicionar sobre o caso.


 
Curso de Formação da PM
O curso é um dos mais concorridos do vestibular da Unemat. Em edições anteriores, a concorrência beirou 90 candidatos para cada vaga. O aluno aprovado recebe uma bolsa mensal no valor de R$ 3 mil e depois de três anos de estudos passa a ganhar um salário de R$ 6 mil, já no posto de 2º tenente.


 
Ao G1, a Polícia Militar disse que vai tomar as medidas administrativas cabíveis em relação à permanência dos suspeitos no curso quando tiver acesso à conclusão do inquérito policial.


 
Já a Unemat disse que terceirizou o serviço de tecnologia da informação com a contratação de uma empresa para garantir a segurança integral do processo seletivo da instituição.




Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/23208/visualizar/