Documentário sobre tribo indígena será lançado no Dia do Índio
O curta dirigido pelo professor e coordenador do curso de Jornalismo da Unic, Elton Domingues Riva, relata a resistência da tribo, que persiste até os dias de hoje. O principal objetivo dos Manoki é voltar a viver na área de origem, atualmente ocupada por grandes fazendeiros.
Segundo Elton, a idéia surgiu depois da experiência de sete anos como indigenista da ONG Opan, no Amazonas, junto com os povos indígenas Kanamari, Kulina e Katurina e logo em seguida com o grupo Manoki.
A estrutura do documentário consiste em relatos dos índios mais velhos da tribo, sendo alguns com mais de 100 anos e com total lucidez. São lembranças de fatos como os massacres e as doenças advindas do contato com os não-índios e a saída de suas terras como opção de sobrevivência nas missões jesuítas.
A trilha sonora, que é um diferencial do documentário, foi montada especificamente para o curta. Como exemplo, o canto dos Manoki, a música da mato-grossense Verane Cristina, além de duas composições com a cantora Ana Cecília e a Banda Rhox.
O documentário foi dividido em duas versões, sendo um de 25 minutos inscrito no Festival Mato-grossense de Cinema e Vídeo, e a versão original de 50 minutos. A equipe é composta por 10 pessoas, entre técnicos, produção, estagiários e divulgação. O projeto foi aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e a produção foi feita em parceria com a Universidade de Cuiabá.
O lançamento do vídeo será no Museu da Imagem e do Som (Misc), localizado na rua Voluntários da Pátria, no centro de Cuiabá, no dia 19 de abril, às 20h.
Informações: (65) 3615-1040
Comentários