Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 16 de Abril de 2007 às 12:45

    Imprimir


A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) deve analisar nesta semana, em decisão terminativa, projeto de autoria do senador Jonas Pinheiro (DEM-MT) que retira o estado de Mato Grosso dos limites da Amazônia Legal. De acordo com o projeto (PLS 5/07), com a saída de Mato Grosso, a Amazônia Legal passaria a ser composta pelos estados do Acre, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia e Amapá.

Na prática, a proposta de Jonas Pinheiro tem por meta corrigir os limites da Amazônia Legal, previstos na legislação ambiental brasileira. Para ele, o bioma Cerrado, que domina o estado de Mato Grosso, não tem nada a ver com o bioma Amazônia, da Região Norte. Foi para acabar com tal distorção, como explicou o senador, que ele resolveu apresentar o projeto.

Jonas Pinheiro deixou claro que a proposta, caso venha a ser transformada em lei, também trará reflexos econômicos positivos para o seu estado. É que as multinacionais, segundo ele, não estão comprando produtos agrícolas do estado porque, conforme esclareceu,entendem que a soja, o milho e o algodão, por exemplo, estão sendo produzidos na região de mata, provocando desmatamento e outros problemas ambientais.

Isso não é verdade. Esses e outros produtos estão sendo plantados no cerrado, não tendo, portanto, nada a ver com degradação ambiental da Amazônia - esclareceu Jonas Pinheiro, para quem o projeto, se aprovado, irá acabar com o estereótipo de que Mato Grosso "só sabe derrubar mata".





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/232121/visualizar/