Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 16 de Abril de 2007 às 07:58
Por: Jocelaine Simão

    Imprimir


Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciam na próxima segunda-feira as visitas a todos os domicílios nas cidades e no interior para a contagem populacional e o censo agropecuário.

Os recenseadores selecionados para os censos realizaram na semana passada o treinamento para o trabalho. As atividades durante esta semana serão com os que participarão do censo agropecuário.

A agente censitária municipal, Sílvia Bruneta, explica que os recenseadores estarão identificados com um colete e um crachá onde constam os dados do profissional e o número da matrícula.

O levantamento dos dados para a contagem populacional será simples e rápido, com a solicitação apenas dos dados básicos de todos os moradores em cada domicílio e uma pergunta sobre migração. O censo agropecuário nas áreas rurais será mais extenso, pois vai colher dados sobre as culturas agrícolas e criações de animais, aqüicultura, atividades rurais, receitas e despesas e outras informações. Ela afirma que qualquer pessoa da família poderá responder ao recenseador desde que saiba todos os dados de forma correta.

COMPUTADOR - O levantamento este ano será mais rápido, pois as informações da população não serão coletadas em formulários de papel, mas com os Personal Digital Assistant (PDAs), computadores de mão com um sensor GPS embutido (de localização por satélite). Sílvia prevê o encerramento do trabalho de coleta dos dados no mês de julho. “Vai depender da realidade de cada município, pois temos na região, por exemplo, alguns com área de campanha onde há grandes extensões territoriais onde se leva mais tempo para chegar a todos os domicílios”, explica.

Com o fim do papel na realização da pesquisa, o IBGE prevê que os Censos 2007 serão os mais rápidos já realizados no País. A expectativa é que a divulgação dos primeiros resultados aconteça ainda este ano. A vantagem da mudança na coleta dos dados, segundo o instituto, é a extinção da etapa da digitação dos questionários em papel. Além disso, o preenchimento e a crítica dos questionários serão automatizados.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/232178/visualizar/