Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 15 de Abril de 2007 às 10:21

    Imprimir


O movimento de agricultores "Grito do Ipiranga" completará um ano nesta terça-feira (17). Ano passado, agricultores de todo o país aderiram ao Grito. Um ano depois, segundo produtores, grande parte dos problemas persistem e a classe continua em busca de soluções.

Eles bloquearam rodovias e reivindicaram, principalmente, a conclusão da BR-163 até o porto de Santarém-PA e a redução dos preços do combustível e insumos. Nove estados participaram do protesto.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Homero Pereira, afirma que muitos dos problemas ainda não foram solucionados.

"Mas tivemos algumas conquistas, como os prêmios de escoamento da produção (Pepro, Prop e Pesoja), que são instrumentos de política agrícola que o governo usou para tentar minimizar a crise e dar um pouco de renda aos produtores", comentou Pereira.

Sindicato

O sindicato rural do município de Ipiranga do Norte (570 quilômetros de Cuiabá) será fundado na segunda-feira (16).

O coordenador do departamento sindical da Famato, Sérgio Roberto, participa da solenidade de fundação do sindicato de Ipiranga do Norte. E na quarta-feira (18) ele se reúne com os produtores rurais do município de Matupá (695 quilômetros de Cuiabá), para discutir a reabertura do sindicato rural, desativado, desde março de 2006.

Segundo Roberto, o departamento Sindical vai propor a reativação efetiva do sindicato do município, orientando os produtores a nomear uma junta governativa para realizar as eleições em um período de 120 dias.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/232278/visualizar/