Concertos Didáticos acontecem hoje em Nobres
Espaços de aprendizado e troca, eles estão atraindo alunos, professores, pais e parentes de estudantes das escolas por onde a Orquestra passa. Na última quinta-feira (12), os concertos aconteceram na escola Alzira Valladares e na igreja do Cai Cai, onde se reuniram alunos das escolas Padre Agostinho Colli e Gustavo Kulmann, além da creche Pia União Santo Antônio.
Aprendizado – Aprendendo sobre os instrumentos clássicos tradicionais e outros até então desconhecidos, os alunos mostraram-se maravilhados com tanta novidade. Um deles foi Yuji Sanchez Ueok, de 8 anos, que, apesar de nunca ter ouvido uma orquestra antes, tinha certeza de que ia ser interessante. "Aqui tem vários instrumentos diferentes, como o violino. Acho que vai ser bom." O aluno Alberto Balbueno da Silva, de 7 anos, confirmou a atração pela música clássica."Gosto desse tipo de música, deixa a gente mais calmo e ensina a respeitar os outros", avaliou.
Para a coordenadora da escola Gustavo Kulmann, Silvana Maria da Silva, os Concertos Didáticos são uma forma de introduzir a criança em um novo mundo de sons. "É muito interessante levar para eles a música clássica. Criança gosta de todo tipo de música, basta que tenha acesso", comentou ela, lamentando que a música não seja trabalhada nas aulas regulares de Educação Artística. "Ficamos restritos às Artes Plásticas."
Pais, vizinhos e parentes de alunos das escolas também compareceram aos concertos. A doméstica Ana Maria Espinoza, mãe de Cibele, de 3 anos, e Ana Cristina, de 6, faltou ao trabalho para não perder o concerto. "É muito lindo. Fico toda arrepiada", disse ela.
Ao lado de Ana Maria, a dona-de-casa Guiomar Magalhães da Silva também acompanhava atenta. Tia de Luis Felipe, de 6 anos, e Bruna, de 7, ela elogiou a iniciativa. "A escola e a Orquestra estão de parabéns. Nossas crianças são inteligentes, qualquer coisa nova que mostramos a elas, aprendem muito rápido. Tenho certeza de que nunca vão esquecer o dia de hoje."
Conhecimento - Conhecer as diferentes 'famílias' de instrumentos, o som de cada um, ouvir o Hino Nacional Brasileiro executado ao vivo e poder desfrutar de ritmos como o maracatu. Tudo isso foi possível às crianças, que puderam até mesmo se sentar e tocar junto com a orquestra.
Para a professora Regina Lúcia Bezerra de Alcântara, da escola Padre Agostinho Colli, a atividade é muito enriquecedora. Ela foi uma das participantes da Oficina Didática oferecida pela Orquestra de Câmara aos professores algumas semanas antes do concerto. Segundo ela, o material didático oferecido pela Orquestra já está sendo usado em sala de aula, e dando bons resultados. "Fiquei impressionada com o interesse dos alunos em conhecer os instrumentos. As atividades renderam muito, até aqueles alunos mais quietinhos conseguiram produzir coisas lindas." Para a próxima aula, os alunos vão produzir textos com sua opinião sobre o concerto. "Se tivéssemos tido essa experiência há mais tempo, hoje teríamos alunos mais calmos, envolvidos com música."
Iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, a Orquestra de Câmara realiza os Concertos Didáticos até novembro em 40 escolas de Cuiabá, Várzea Grande e Nobres. Realizado desde 2006, quando foram visitadas 20 escolas, o projeto foi o único da região Centro-Oeste aprovado para receber patrocínio do grupo Votorantim, graças ao qual a série de concertos pôde ser ampliada. Além das apresentações, também são oferecidas Oficinas Didáticas, que vão qualificar 200 professores até o final do ano.
Para mais informações, ligue 3624 0063. Saiba mais sobre a Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso no site www.orquestra.mt.gov.br.
Comentários