Roberto França quer obras para mudar social em Lambari D’Oeste
A articulação do deputado Roberto França (PR) – junto ao governo e com indicação à Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra) – atendeu pedido feito pelo vereador daquele município, Velino Efigênio dos Santos (sem partido). “A construção dessa quadra vai beneficiar a população de São José do Pingador, que hoje não conta com qualquer equipamento social destinado à prática de todas as modalidades esportivas. Essa quadra também servirá para a realização de aulas práticas de educação física para mais de 400 alunos matriculados na Escola Fernão Dias”, disse França.
Velino Santos acrescentou que, além de outras deficiências, o piso da atual quadra é de “cimento batido” e já está bastante rachado. “Esse benefício vai funcionar como fonte de integração social para crianças, adolescentes e adultos da nossa comunidade, além de servir como local de desenvolvimento de projetos”, observou o vereador.
Para Roberto França, a inclusão social da população carente daquela comunidade de Lambari D’Oeste – com a construção da quadra poliesportiva coberta – será reforçada pela possibilidade da realização de competições municipais e regionais em São José do Pingador.
Estrada
Há cerca de 15 dias, Roberto França fez idêntica incursão junto ao governo e à Sinfra, na ocasião para mostrar a precariedade e a falta de manutenção em cerca de 40 quilômetros da estrada municipal que interliga as comunidades Grande Canaã e São José do Pingador, em Lambari D’Oeste. As dificuldades apresentadas pela rodovia, conforme o parlamentar, ainda estão deixando “ilhadas” nada menos do que 300 famílias e pequenos sitiantes das duas localidades, e prejudicando o escoamento da produção da região. “O péssimo estado de conservação da estrada se arrasta há vários anos e também está prejudicando seriamente o transporte de gado, leite, arroz e milho, entre outros produtos originários da região”, alertou – na ocasião – o vereador Velino Santos.
O município está localizado no sudoeste mato-grossense, a 97 km de Cáceres e 310 km de Cuiabá, e a estrada – de acordo com Santos – não recebe manutenção há quase 20 anos. Ela serve às localidades de São José do Pingador, Sarizal, Lajinha 1, Lajinha 2 e Grande Canaã, nesta ordem, e está sem manutenção desde 1988. Por conta do desgaste, seu leito foi rebaixado em cerca de um metro em relação ao nível da superfície.
Comentários