FHC deseja liderar bloco pelo fim da reeleição no Executivo
Uma proposta de emenda constitucional acabando com essa regra tramita no Congresso com apoio direto de políticos do PSDB e dos Democratas. O plano inicial era incluir a PEC na agenda legislativa deste ano, portanto antes da disputa municipal de 2008. A estratégia mudou com o receio, por parte da oposição, de que Lula, com maioria folgada no Congresso, apoiasse a proposta e incluísse no texto um dispositivo "transgênico" que lhe permitisse outros quatro anos de mandato.
Em 2 de janeiro deste ano, apenas um dia após a posse do petista em Brasília, o ex-presidente tucano pediu para que a oposição desistisse da idéia de incluir a matéria na ordem do dia.
"Esqueçam. O Lula pode querer mudar a regra para se beneficiar com mais um mandato", teria dito o ex-presidente aos deputados José Carlos Aleluia (DEM-BA) e Jutahy Magalhães (PSDB-BA), dois dos mais influentes parlamentares da oposição.
Para os oposicionistas, há razão para preocupações. O governo de coalizão montado pelo presidente tem força numérica na Câmara para aprovar qualquer proposta que exija quorum qualificado, caso de uma emenda constitucional.
Comentários