Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 10 de Abril de 2007 às 10:44

    Imprimir


Um estudo realizado por cientistas franceses e americanos diz que o desmatamento em escala global pode produzir um efeito de esfriamento da Terra. O trabalho, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas), sugeriu que as queimadas esfriam áreas locais por clarear a superfície da Terra, mas esquentam o resto do planeta ao emitir CO2.

Os autores realizaram simulações utilizando um modelo 3D do ciclo de carbono e do clima, representando interações físicas e biogeoquímicas entre a terra, a atmosfera e o oceano, informou a Agência Fapesp nesta terça-feira. Eles alertaram para os efeitos biofísicos do desmatamento ¿ como mudanças no índice de reflexividade da terra, evapotranspiração e cobertura de nuvens ¿ também afetam o clima.

O efeito de aquecimento causado pelo ciclo de carbono e pelo desmatamento, diz a pesquisa, é ultrapassado pelo efeito de resfriamento associado com mudanças na reflexividade e na evapotranspiração. Apesar de não contestar que o desmatamento envia grandes quantidades de CO2 à atmosfera, os cientistas questionaram a eficácia dos projetos de reflorestamento.

Experimentos voltados para o desmatamento em latitudes específicas indicaram que, embora os esforços de reflorestamento nos trópicos possam reduzir o aquecimento global, projetos semelhantes nas regiões temperadas poderiam trazer apenas benefícios menores.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/233040/visualizar/